Mutirão Ecológico no combate a dengue fiscaliza 80 casas em Céu Azul

O Mutirão Ecológico de combate à dengue no município de Céu Azul foi realizado nesta terça-feira (21) no Bairro Iguaçu. Os rondonistas, em parceria com as agentes comunitárias de saúde, bateram de porta em porta para fiscalizar e orientar os moradores sobre os focos de dengue. Neste primeiro dia de mutirão, 80 casas foram visitadas e o resultado foi positivo, visto que poucas residências tinham água parada.

Durante a manhã, ocorreram, simultaneamente, as oficinas “Justiça para Todos” e “Saúde da Mulher”, com o objetivo de conscientização e atendimento. O objetivo da primeira, foi orientar os moradores sobre os seus direitos, com atendimento judiciário em fase inicial. É importante ressaltar que a oficina acontecerá novamente no dia 28 de janeiro sobre o tema “previdência”, com explicações e orientações sobre as novas regras de aposentadoria do INSS.

A oficina de Saúde focada na mulher abordou a prevenção de doenças, como DSTs, e métodos contraceptivos. No período da tarde, foi ministrada a oficina de Acolhimento Humanizado, com profissionais das Unidades Básicas de Saúde, voltada para a importância do bom atendimento. As dinâmicas mostraram como é se ‘sentir na pele’ de quem é mal atendido, conforme relatou a responsável pela atividade, Mônica Aparecida de Carvalho, estudante de Enfermagem da Faculdade Cristo Rei. Ainda de acordo com a responsável, “as pessoas foram bem acolhedoras com as propostas e uma das sugestões foi a troca de experiencias entre os colegas, pois alguns tem 3 meses de trabalho e outro, 19 anos”, disse.

Para as crianças, os voluntários realizaram novamente a “Rua da Alegria” na Escola Leôncio e para aquelas que tem uma aptidão maior na parte da tecnologia foi realizada uma oficina de Podcast, em que elas aprenderam sobre o que é, quais formatos existem e produziram um material sobre o tema que mais gostam de pesquisar. O objetivo da atividade, que foi bem avaliada pelas crianças, era tornar o ambiente agradável e desenvolver um produto na área de comunicação com desenvoltura e sem julgamentos.

As atividades noturnas contaram com o Cine Rondon e com o Aulão de Dança, que tiveram o apoio da comunidade e vão acontecer novamente ao longo da semana. O cronograma de atividades é divulgado todos os dias pela manhã na rádio Massa FM 97.9, no programa Microfone Aberto e também no site e página do facebook da Prefeitura ‘Município Céu Azul’.

Texto e fotos: Kauana Neitzel