Mutirão contra a dengue atinge 600 casas em Céu Azul

O Mutirão Ecológico realizado em Céu Azul é a principal atividade desenvolvida na Operação Yaguaru, juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio (FRACCREI). Durante a ação, os rondonistas visitaram em torno de 600 casas.

O trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde do município tem como objetivo fiscalizar e diminuir os focos de dengue, alertando sobre os cuidados a serem tomados quanto ao mosquito e a importância de usar repelente. A Secretaria de Saúde confirmou na manhã de segunda-feira (27) o primeiro caso de dengue autóctone (adquirido na própria cidade), outros 3 já haviam sido confirmados, mas todos foram importados de outras cidades.

No início da semana, foram realizadas as atividades com as crianças e a “Rua da Alegria” atingiu um público médio de 40 pessoas. As atividades de encerramento contaram com temas referentes à dengue, ciências e cuidados com a internet. Na oficina chamada “Pequenos Cientistas”, os participantes fizeram experimentos relacionados à estática, empuxo, visualização de células vegetais, testes de acidez e compreenderam como as áreas de Física, Química e Biologia se relacionam.

A estudante de Licenciatura em Química da UEPG, Elisa Kawana Leal, conta que as turmas foram divididas por idade e para cada uma foi utilizado uma linguagem. “A forma de contato com cada grupo foi diferente e especial”, relata. A oficina sobre “Cuidados com a Internet” mostrou como funciona a rede, como usá-la de forma segura e o cuidado com as fakes news.

A oficina de Dança, com zumba, está acontecendo todos os dias na praça da igreja matriz e o estudante de Educação Física Bacharelado da FACCREI, Bruno Silva, relata que a atividade superou as suas expectativas, “A receptividade das pessoas foi excelente e deu para notar que estavam gostando. Ao mesmo tempo que eles fazem uma atividade física, se divertem também”, frisa. O público é composto por mulheres de 14 a 60 anos e por crianças que vão junto com as mães. “É uma ação para todas as idades. A ideia é trazer coisas diferentes para as oficinas, algumas brincadeiras, justamente para envolver o público”, diz o estudante.

Na semana também aconteceram oficinas com os professores do município, relacionadas a temas como ambiente escolar, primeiros socorros, recursos didáticos e saúde física e mental do docente. A comunidade Nova União, localizada na área rural, recebeu os rondonistas na Unidade Básica de Saúde para aprender sobre como fazer compostagem corretamente, fabricar produtos de limpeza caseiros, assim como, produtos naturais para a pele. Os participantes também fizeram a avaliação da saúde bucal com a estudante de Odontologia da UEPG, Leticia Wouk, e alongamentos com orientação do estudante de Educação Física da FACCREI, Bruno Silva.

O atendimento “Justiça para Todos”, realizado pelos estudantes de Direito, Fabiano Aparecido Maria e Luciana Venâncio, forneceu uma orientação quanto às reformas da previdência e trabalhista. Durante a atividade, foram realizadas simulações de aposentadoria. “Conversamos com várias pessoas e tiramos dúvidas sobre idade e tempo de trabalho para obter o direito a previdência, até conversas sobre processos que estão em andamento. Foi uma tarde produtiva, uma forma de transpor nosso conhecimento na prática, orientando as pessoas quanto aos seus direitos”, relata Aparecido Maria, da FRACCREI.

O cronograma de atividades é divulgado todos os dias pela manhã na rádio Massa FM 97.9, no programa Microfone Aberto e também no site e página do facebook da Prefeitura ‘Município Céu Azul’.

Texto e foto: Milena Kauana Neitzel