MCG inicia evento com posse da Associação de Museus dos Campos Gerais

Compartilhe

Iniciou ontem (21) a 14ª Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), organizado em Ponta Grossa pelo Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento é inteiramente online e segue até quinta (24). A primeira noite foi marcada pela criação oficial da Associação dos Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG) e a eleição da primeira diretoria.

Durante a abertura do evento, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, considerou a criação da Associação um momento histórico. “Criar-se uma cultura museológica em rede fortalece o papel de pesquisa da Universidade e ao mesmo tempo dá para a comunidade acadêmica a oportunidade de conhecer e pesquisar outros acervos, de outros locais”, complementa Sanches Neto. O reitor também ressaltou a necessidade de disponibilizar acervos e experiências virtuais, especialmente durante a pandemia.

“Essa onda do virtual e digital veio para ficar e agora, nós trabalhadores de museu, precisamos saber como trabalharmos nesse ambiente. O mundo virtual propicia oportunidade de diálogos em que os museus não só falam, mas podem também escutar”, ressaltou Ana Costa, representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que participou do evento.

Para Renê Ramos, coordenador de museus da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), a criação de rede dos museus do Campos Gerais é um exemplo que deveria ser seguido. “Os museus das universidades, que são referência e têm grandes pesquisadores devem tomar a liderança, pois os pequenos museus dos municípios menores precisam urgentemente de amparo técnico e científico que somente as universidades podem oferecer”, continua Ramos.

“Em um momento em que a cultura vive uma crise, criar uma associação com 19 instituições-membros me dá um sopro de esperança. Nós, museus, casas de memória, acervos, podemos contribuir com a economia, turismo e desenvolvimento regional”, reflete o Niltonci Chaves, diretor do Museu Campos Gerais e representante do MCG na Associação.

O evento também contou com falas de Waldir Joanassi Filho (AMCG Cultura), Edmeia Ribeiro (museu da UEL), Patricia Câmera (MCG) e apresentação pelo professor Nelson Silva Junior (DeArtes/UEPG). A abertura teve a participação de 77 pessoas através do Google Meet e o evento finalizou com uma leitura do estatuto da AMRCG.

Associação dos Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais

Integram a associação o Museu Campos Gerais da UEPG, o Centro Cultural de Castrolanda, a Casa de Memórias Nhá Tota, a Associação do Parque Histórico de Carambeí, o Espaço Cultural Marechal Tristão de Alencar Araripe do 13º BIB, o Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba, o Heimat Museum da Colônia Witmarsum de Palmeira, o Museu Histórico de Palmeira Doutor Astrogildo de Freitas, o Museu de Ciências Naturais da UEPG, a Casa da Memória Paraná de Ponta Grossa, o Museu do Tropeiro e a seccional Casa de Sinhara de Castro, o Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo e Museu Ferroviário de Jaguariaíva, o Museu do Imigrante Holandês de Arapoti, a Fazenda Capão Alto de Castro, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior de Tibagi, o Museu Sítio Minguinho de Palmeira, o Museu de Arqueologia – Egito Antigo de Ponta Grossa, a Casa da Cultura de Ipiranga e o Memorial Polonês, Museu Cemitério e Palácio da Viscondessa de Palmeira. A primeira diretoria é composta por Niltonci Chaves, Waldir Joanassi Filho e Samara Lima, como diretor, vice e secretária, respectivamente.

Primavera dos Museus

A programação do Museu Campos Gerais na 14ª Primavera dos Museus continua até quinta (24). A programação está disponível no site do Museu. O evento já recebeu inscrições de pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais do setor museal de estados como Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. “Foram mais de 130 inscritos de 15 instituições diferentes e de diversas áreas do conhecimento, com estudantes de graduação e também de pós-graduação que devem acompanhar as palestras e os debates, além de agentes técnicos que já atuam em espaços de memória”, pontua a diretora de Ação Educativa do MCG, professora Patricia Câmera.

A 14ª Primavera dos Museus é uma promoção nacional do Ibram, do Ministério do Turismo e do Sistema Nacional de Museus. O evento da UEPG é uma realização do Museu Campos Gerais por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Unespar, PPGH, PPGE, Seti/PR, do projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, da Fundação Araucária e da Associação de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG).

Texto: William Clarindo, com informações de Rafael Schoenherr | Foto: Luciane Navarro

Compartilhe

 

Skip to content