Professora da UEPG aborda maternidade na pandemia em livro

Compartilhe

A professora Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas, do Departamento de Turismo, participou do livro “Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia”. No livro sobre mães cientistas, Mascarenhas colaborou com o capítulo 119, “O contexto familiar em tempos de pandemia”.

O capítulo é um relato das experiências vividas durante a pandemia e de todas as adaptações que foram necessárias. “Vejo a obra de fundamental importância, mostrando um pouco de como as mães pesquisadoras se adaptaram a esse contexto da pandemia”, afirma Mascarenhas. A área de estudos de Rúbia é a de pesquisa no turismo, hospitalidade e a alimentação. “Setores que tiveram grande impacto de mudança e procedimentos, então nosso ritmo de trabalho foi e ainda está sendo imenso”, relata.

A pandemia pegou todos de surpresa, principalmente mães que passaram a incluir em suas rotinas domésticas o estudo das crianças e as atividades profissionais. Mascarenhas passou a conciliar o uso dos equipamentos eletrônicos com a família. “Quando conseguimos organizar as rotinas de estudo e trabalho recebi de uma amiga a indicação da chamada do livro, e de fato percebi que tínhamos muito a contar”, conta Rúbia.

A coletânea foi organizada pelas professoras Ana Carolina Eiras C. Soares, da Universidade Federal de Goiás; Camilla de Almeida S. Cidade, da Universidade Federal Fluminense; e a professora Vanessa Clemente Cardoso, do grupo Mamães na Pós-Graduação. O livro reúne 134 textos de mulheres que enfrentaram, e ainda enfrentam, preconceito por serem mães e cientistas. O prefácio foi escrito por Manuela D’Ávila, jornalista e mestra em políticas públicas.

“As pesquisas da área acadêmica continuam em ritmo acelerado, assim como a rotina de apoio aos filhos, mas foi extremamente gratificante, poder participar da obra, contando um pouquinho do mundo dentro de casa. Vejo que os relatos do livro auxiliam no entendimento da rotina das mães cientistas, penso que essa obra pode despertar outros olhares a mulheres guerreiras, que sempre com sorriso e carinho, conseguem ser tudo o que são”, afirma Mascarenhas.

O livro foi lançado pela editora Bindi, do Rio de Janeiro, e pode ser baixado gratuitamente pelo site da editora.

Texto: Gabriella de Barros Fotos arquivo pessoal: Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Compartilhe

 

Skip to content