Termina na sexta-feira prazo de inscrições para intercâmbio de professores em Utah

Compartilhe

Termina nesta sexta-feira (26), o prazo de inscrições para o programa de intercâmbio com o estado de Utah, nos Estados Unidos, que visa selecionar professores para ministrar aulas de português do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas norte-americanas.

O programa é desenvolvido em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Estado de Utah. Para se inscrever, é preciso ter graduação em Pedagogia, Letras e outras licenciaturas. Também é necessário que o candidato comprove experiência de no mínimo três anos na função de professor do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), além de ter proficiência em língua inglesa. Os selecionados irão ministrar aulas de Português, Ciências, Estudos Sociais, Matemática e, se necessário, Educação física por um período de no máximo três anos. A remuneração anual varia de $29,000 a $44,000. Os professores também terão outros benefícios, como plano de saúde e odontológico, matrícula em escola pública para filhos de 5 a 18 anos e oportunidade de visto de trabalho para cônjuge.

Segundo a técnica administrativa do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, Danielle Carneiro Dykstra, “a oportunidade para professores trabalharem no estado de Utah, nos Estados Unidos, é realmente imperdível: além da experiência cultural internacional, os candidatos aprovados recebem remuneração anual além de outros benefícios, até mesmo para cônjuges e filhos”.

De acordo com Vinícius de Oliveira Trujillo Gerônimo, acadêmico de Letras da UEPG e colaborador do Escritório de Relações Internacionais, essa é uma oportunidade imprescindível para qualquer docente com intenções expandir os seus conhecimentos. “O intercâmbio é ideal para quem deseja elevar a sua gama de práticas, métodos e conhecimentos em um ambiente diferente em muitos aspectos, além de internacionalizar o currículo em um país que abrirá uma nova miríade de oportunidades futuras adicionais. Entender o funcionamento de diferentes sistemas de ensino vigentes ao redor do mundo é uma ferramenta importante na ampliação e aperfeiçoamento do processo de aprendizado, algo indispensável para professores buscando a constante atualização de sua metodologia”, afirma.

Para a coordenadora do Programa de Imersão dupla em Língua Portuguesa do Estado de Utah, Silvia Juhas, o programa oferece uma troca importante entre professores e alunos, com oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado de novas técnicas educacionais. “Os alunos americanos terão a oportunidade de ter um educador nativo na língua portuguesa que irá compartilhar aspectos da cultura. Já o professor terá a oportunidade de melhorar a proficiência no inglês, além de adquirir uma série de estratégias e recursos do ponto de vista educacional e pedagógico”, complementa.

Vale esclarecer que os documentos exigidos para a inscrição devem ser enviados para o e-mail: utah.seti@gmail.com. O edital completo pode ser acessado neste link.

Texto: Informações da Assessoria de Imprensa da Seti (adaptado por Vanessa Hrenechen)    Foto: Aline Jasper

 


Compartilhe

 

Skip to content