Inicia hoje o II Simpósio de Matemática

A segunda edição do Simpósio Integrado de Matemática (II SIGMAT) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia nesta segunda (23) e vai até sexta (27). O evento acontece no PDE, no campus Uvaranas, e é uma promoção dos colegiados dos cursos de Licenciatura em Matemática (COLMAT), de Bacharelado em Matemática Aplicada (COLMAP) e do PROFMAT-UEPG, com apoio do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT). Nesta ano, o evento discute a produção do conhecimento nas áreas de matemática e ensino de matemática e na troca de saberes entre acadêmicos, professores e pesquisadores.

Serão realizadas diversas atividades: palestras, minicursos, mesa redonda, exposição matemática e as comunicações orais. O simpósio conta ainda com o II Torneio de Derivadas da cidade de Ponta Grossa, com premiações diversas para as duplas vencedoras.

O coordenador dessa edição, professor Marcos Teixeira Alves do DEMAT, destaca a importância da realização desse evento, onde se pretende fortalecer a valorização do ensino e da pesquisa na graduação e pós-graduação, e das suas relações com atividades de extensão, bem como debater a respeito de tópicos atuais na formação do profissional da área de Matemática.

A palestra de abertura, “O conhecimento gerado pela mineração de dados na internet”, está prevista para as 19h e será proferida pelo professor Dr. Crysttian Arantes Paixão (UFSC). Na quarta-feira, o destaque é para a palestra “Mulheres na Matemática: desafios e perspectivas”, com a professora Dra Nara Nobko (UTFPR – Curitiba).

Já a palestra de encerramento: “Tecnologia para aprender, estudar, ensinar e aplicar Matemática” será proferida pelo professor Dr. Sérgio Carrazedo Dantas, da UNESPAR de Apucarana, que apresenta sua perspectiva de resolução de problemas utilizando Matemática e Tecnologia. A segunda edição já conta com 150 inscrições e 42 trabalhos aceitos. Para mais detalhes, basta acessar o link: https://siseve.apps.uepg.br/sigmat2019