Hospital Universitário forma turma de residentes

Nesta quarta (19), o Hospital Universitário da UEPG realizou a formatura de 60 residentes em saúde. Durante a cerimônia, que aconteceu no Cine Teatro Ópera, os profissionais que finalizaram as residências receberam o certificado de especialização em suas áreas. Esta foi a sexta turma de residentes médicos e quinta turma de residentes multiprofissionais formados pelo hospital.

“Recebemos profissionais não somente do Paraná, mas de todo Brasil, que vem ao hospital de vanguarda na região dos Campos Gerais aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades e preparar mais profissionais humanizados e bem formados para atender a comunidade tão necessitada de Saúde”, complementa o vice-reitor da UEPG, professor Everson Krum. Ele aponta ainda o orgulho de toda a equipe em finalizar a formação complementar de profissionais da área da saúde no HU.

A diretora geral do HU, professora Luciane Cabral, destaca a qualidade da formação dos residentes, resultado do comprometimento de toda a equipe. “A conclusão de Residências Médicas, Multi e Uniprofissionais do HU-UEPG é o auge da dedicação e empenho de todos que fazem parte do nosso hospital. Foram horas de ensino e aprendizagem para formar profissionais com ótima qualidade e que irão cuidar de pacientes com carinho e muito conhecimento. Estamos felizes com mais uma turma e com certeza sentiremos saudades”, diz.

“Oferecendo oportunidades de especialização para inúmeras profissões, cumprimos nossa vocação enquanto hospital de ensino, além de ter a oportunidade de qualificar e ampliar os atendimentos à comunidade”, enfatiza a professora Tatiana Menezes Cordeiro, diretora acadêmica do HU. A formação de profissionais qualificados, que promovem um atendimento mais humano e especializado, é um ponto forte das residências ofertadas pelo hospital, segundo a diretora. “É evidente o papel que o HU tem como centro formador de profissionais da saúde nos Campos Gerais. Então, é motivo de orgulho ver que estamos cada vez mais nos consolidando também na pós-graduação”, comemora.

O HU-UEPG oferta Residências Multiprofissionais em 9 programas. Profissionais das áreas de fisioterapia, serviço social, enfermagem, farmácia, análises clínicas, fonoaudiologia, odontologia e psicologia podem realizar as pós-graduações em saúde voltadas para Urgência e Emergência, Reabilitação, Obstetrícia, Neonatologia, Saúde do Idoso, Intensivismo e Bucomaxilofacial, além dos novos programas em Saúde Mental e Epidemiologia e Controle de Infecções. As residências médicas são voltadas para Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neurologia, Cirurgia Vascular, Radiologia, Medicina Intensiva, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Anestesiologia e Endoscopia.

Como conta o médico Gilberto Baroni, coordenador das Residências Médicas do HU, a residência é a melhor forma de formar um especialista na área médica. “Basicamente, é um treinamento em serviço. A pessoa vai aprendendo enquanto faz: ao mesmo tempo em que é estudante, é profissional”. Os cursos de especialização associam instruções teóricas com atividades práticas em serviço, além de oferecer bolsa no valor de R$3300. Em março, o hospital recebe uma nova turma, com 73 residentes multiprofissionais e 21 residentes médicos.

Em 2020, a Comissão Nacional de Residências em Saúde do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação aprovou duas novas residências para o HU-UEPG, nos programas “Saúde Mental” e “Epidemiologia e Controle de Infecções”. A primeira é destinada a profissionais da psicologia, serviço social e enfermagem e a segunda, de caráter uniprofissional, é voltada para enfermagem.

Texto e fotos: Aline Jasper