Feira de Economia Solidária comercializa produtos orgânicos na UEPG

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) vinculada à Universidade Estadual de Ponta Grossa realiza toda quinta-feira no Bloco B do campus central da UEPG, a Feira de Economia Solidária. O espaço comercializa diferentes produtos, como artesanato, agroecologia, além de alimentos prontos para o consumo, bolachas, pães e salgados.

Um destaque da manhã de quinta-feira da semana passada (19) foi o início da Feira de Orgânicos que vendeu diversos produtos como alface crespa, alface lisa, almeirão, chicória, repolho, mandioca amarela descascada, ervilha, beterraba, cenoura, cheiro-verde, acelga, limão rosa, morango, espinafre e couve. Os morangos foram um destaque da feira e foram vendidos rapidamente.

Os alimentos comercializados na UEPG são produzidos na horta coletiva do assentamento Emiliano Zapata e as produtoras rurais Ciça Aparecida da Silva e Ivonete Varela são as responsáveis pela plantação e venda das hortaliças na Feira Orgânica.

O projeto do grupo de mulheres incubado pela IESol comercializa produtos no Bloco B no campus central todas as quintas-feiras. No campus de Uvaranas da UEPG, a feira acontece duas vezes por mês. A próxima feira em Uvaranas será realizada no Centro de Convivência na segunda-feira, 30 de setembro.

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) é um programa de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) criado em 2005, que tem como objetivo fomentar, organizar e consolidar empreendimentos econômicos solidários (EES) na região de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. Atualmente trabalhamos com empreendimentos de diversos segmentos: artesanato, separação e triagem de material reciclável, jardinagem, assentamentos rurais, agricultores familiares, entre outros.