HU recebe servidores e familiares em evento lúdico

Um dia para sentir orgulho de trabalhar nos Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No último sábado (20), o HU-UEPG recebeu visitas mais que especiais: dos familiares de servidores e servidoras que dedicam seu tempo a trabalhar no Hospital. O evento “HU+família” faz parte do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, organizado pelos HUs e por Ligas Acadêmicas do curso de Medicina.

Pipoca, algodão doce, brinquedos, atividades recreativas. Só isso já seria uma atração e tanto para as crianças, mas a tarde de sábado tinha uma motivação especial a mais: conhecer o Hospital. “O evento surgiu de uma conversa familiar com as minhas filhas, que vinham até a rotatória de acesso e sempre perguntavam como é o Hospital”, conta Guilherme Arcaro, diretor de enfermagem do HU. “Foi sugerido à direção abrir as portas do HU para familiares e poder criar um ambiente menos triste e frio. A fala da família elogiando e falando bem do ambiente de trabalho poderia proporcionar melhor acolhida e engajamento dos profissionais”.

Fábio Luciano Matheus, que trabalha como assistente administrativo no HU, estava no evento com vários familiares. “Muito interessante poder trazer minha família para conhecer meu ambiente de trabalho, e também aproximar a sociedade do Hospital, para conhecer nossa rotina, além de ter diversão para a família”, comemorou. Como conta o diretor de enfermagem, o retorno de quem pôde participar foi muito bom, com diversos elogios. “Agora, a expectativa é de ainda mais participação no próximo evento, que vai acontecer no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai)”, antecipa Guilherme.

Ariel Fernando Rodrigues veio conhecer onde trabalha a esposa, a farmacêutica Geisa Matos. Acompanhado do filho e da sogra, ele pôde conhecer um pouco mais da vida e rotina dos profissionais de saúde. “Por conta da pandemia, ninguém nunca mais veio em Hospital, ficou uma coisa muito abstrata. Então, essa ação neste momento é muito importante”, avalia.

A diretora geral dos HUs da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, agradeceu a iniciativa e o apoio da Associação dos Amigos do HC, Associação Médica Brasileira, curso de Educação Física, Centro de Desportos e Recreação (CDR), Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Coordenadoria de Comunicação (CCom), Sindicato dos Técnicos e Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sintespo), das equipes da limpeza, manutenção e motoristas. Além disso, ela destacou o patrocínio da Associação dos Amigos do HC e da Associação Médica do Paraná – subsede Ponta Grossa.

Cuidar de quem cuida

O evento fez parte do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, organizado pelas Ligas Acadêmicas de Terapêutica Médica (Latem) e de Medicina do Exercício e do Esporte (Lamee), do curso de Medicina da UEPG. Como conta Wilson Schemberger Oliveira, acadêmico do 4º ano do curso, os alunos ofereceram para os servidores e seus familiares ações de saúde, como medição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal (IMC), medição de glicemia e orientações de saúde. Além disso, havia atividades recreativas, uma visita guiada pelo HU, assessoria jurídica oferecida pelo NPJ e orientação sobre alcoolismo, realizada pelo Sintespo.

“Reconhecendo o desafio e o estresse enfrentados por esses profissionais, o projeto buscou promover o bem-estar físico, mental e emocional deles, trazendo um ambiente agradável para que eles pudessem aproveitar com seus familiares”, resume Maria Clara da Silva Rodriguez Rivas, aluna do 3º ano de Medicina. Para ela e seus colegas das Ligas Acadêmicas, o evento foi um momento de aprendizado e de descontração. “A atividade propôs sair um pouco da rotina do dia a dia de trabalho e fornecer também atendimentos básicos a servidores do Hospital”, complementa a aluna do 6º ano de Medicina, Jéssica Mainardes. “O evento teve efeitos positivos, tanto para os participantes quanto para os acadêmicos. Já estamos pensando em próximas edições!”.

Texto: Aline Jasper | Fotos: Amanda Santos