Extensionistas da UEPG lançam cartilha de saúde mental para comunidade universitária

Três programas de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicaram nesta semana a cartilha “Saúde Mental e COVID-19 no contexto universitário”, com o objetivo de fornecer subsídios para que a comunidade universitária possa enfrentar a pandemia cuidando uns dos outros. A cartilha foi idealizada e produzida pelos programas: UEPG Abraça, Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, e Residência Multiprofissional em Saúde Mental (HU-UEPG).

Neste trabalho conjunto, são apresentadas sugestões e estratégias acessíveis de apoio à saúde mental, a fim de ajudar na adaptação às mudanças impostas pela pandemia, além de apresentar alguns serviços da universidade que oferecem apoio em meio às medidas de distanciamento social.

A coordenadora do projeto UEPG Abraça e uma das autoras da cartilha, Lara Messias Floriano, explica o que levou a criação deste material. “Sabe-se que as medidas adotadas em meio à pandemia afetaram a vida das pessoas de diversas maneiras. Da mesma forma, o distanciamento social mudou a vida de alunos, professores e agentes universitários. Enfrentar essas mudanças pode levar à sentimentos de medo, ansiedade e incerteza, bem como ao agravamento de quadros em Saúde Mental”, afirma.

A cartilha foi realizada por: Lara Messias Floriano, coordenadora do Programa de Extensão UEPG Abraça; Estela Baldani Pinto, psicóloga do programa UEPG Abraça; Marcos Kockzur Lacerda e Gabriele de Oliveira, assistentes sociais e residentes técnicos da universidade; e pelos acadêmicos de Medicina da UEPG, Hailyn Ribas de Lima, João Pedro Gambetta Polay e Thamires Neves de Campos.

Para ler a cartilha “Saúde Mental e COVID-19 no contexto universitário” clique aqui.