Projeto de extensão auxilia gestores durante pandemia

O Laboratório de Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lageis-UEPG), iniciou o projeto de extensão “Estratégias para minimizar o impacto da Pandemia Covid-19 na gestão das Mircro e Pequenas Empresas (MPEs) na Região dos Campos Gerais”. O objetivo é auxiliar os gestores na tomada de decisões para atender o seu negócio diante do cenário atual.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Marilisa do Rocio Oliveira, a pandemia do Coronavírus desenha um futuro extremamente complexo e incerto em contexto mundial. Segundo ela, o panorama de crise, em todos os setores da saúde, economia e meio ambiente, parece ser o caminho a ser trilhado de agora em diante. “O isolamento social, quer seja voluntário ou involuntário, com o cancelamento de eventos de todas as áreas, o fechamento de escolas, universidades e o isolamento social, levam-nos a buscar alternativas de como lidar com tudo isso”, afirma.

A docente reforça que esse é o momento de rever práticas administrativas, reduzir riscos das operações e ampliar as opções para garantir a sobrevivência das organizações. “Algumas situações quando ocorrem, seja em nossa vida pessoal ou na atividade profissional que exercemos, normalmente geram mudanças de comportamento. Precisamos reaprender muitas das nossas ações e atitudes, pensar juntos em ações que possam gerar resultados rápidos e garantir esse controle da situação”, diz.

O projeto prevê a oferta de atividades com temas referentes à área de gestão de negócios, com base em material didático para a discussão de conceitos. Além disso, haverá a aplicação de atividades práticas e resolução de exercícios, de acordo com a realidade de cada empresa participante. Serão realizados encontros via Skype, reuniões on-line ou outro meio equivalente, lives interativas com especialistas em áreas de maior deficiência, vídeos selecionados, entre outros materiais.

“Ao final das atividades, espera-se que cada uma das empresas participantes possa ter em mãos um plano de ação para dar retorno às atividades. Num primeiro momento, pretende-se trabalhar com cerca de quinze empresas da cidade de Ponta Grossa, a partir de uma ação piloto e na sequência, estender esse atendimento a todos aqueles que desejarem”, conta a coordenadora do projeto.

O trabalho será acompanhado por docentes do Departamento de Administração, alunos da graduação e pós-graduação e conta com a participação da empresa júnior do curso de Administração, que realizará consultoria para empresas que solicitarem. O início das atividades está previsto a partir de junho, de forma remota até que o cenário atual se normalize. “A geração de novas ideias e ferramentas de fácil acesso, bem como a troca de experiências e informações entre as diversas atividades do dia a dia de uma empresa, irão contribuir para a capacitação dos gestores nessa situação atual”, finaliza a professora Marilisa.

Para saber mais sobre a forma de participação, é preciso entrar em contato com a coordenação do projeto, professora Marilisa do Rocio Oliveira, no e-mail labgestao.uepg@gmail.com.

Sobre o Laboratório de Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (Lageis)

O Lageis é um Programa de Extensão vinculado ao Departamento de Administração, que busca aprofundar os estudos nessas áreas, avaliando seus impactos no desenvolvimento da sociedade, a partir da aproximação dos acadêmicos com a prática do meio empresarial. Segundo a professora Marilisa, o Laboratório promove ações para fomentar a gestão, o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade no âmbito acadêmico, das organizações privadas e das instituições públicas. “O objetivo é contribuir para a criação de oportunidades de negócios, qualidade na formação dos novos profissionais, inclusão social e geração de renda, com base no processo multidisciplinar e de integração do processo ensino-aprendizagem”, afirma.

Texto e foto: Vanessa Hrenechen