Estudantes de Colégio Agrícola são premiados no Agrinho 2019

O Colégio Agrícola Augusto Ribas, órgão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, participou do programa Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e governo do estado do Paraná.

O objetivo do Agrinho é ajudar os futuros técnicos agropecuários a descobrirem sua vocação para conservação, e informar sobre a importância do correto manejo de solo. Uma das atividades consiste em levar para outros alunos do ensino fundamental aquilo que estudantes do Colégio Agrícola aprende, em um evento semelhante a um Dia de Campo. Na ocasião, os estudantes apresentaram experimentos de solo aos alunos mais jovens.

Diversas escolas da rede municipal de Ponta Grossa integram as ações do projeto Agrinho. “As crianças participantes serão difusores do conhecimento adquirido com os alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas, cobrando dos seus pais e da sociedade atitudes conservacionistas em relação ao solo, água e meio ambiente”, informa o diretor do Colégio Agrícola, Alcebíades Baretta.

Os estudantes também participaram de um concurso estadual de produção audiovisual para retratar o impacto social do projeto, mostrando como ocorreu o “dia de campo” e a interação com os alunos do ensino fundamental.

Participaram do concurso mais de dez colégios agrícolas de todo o Paraná, sendo premiados os cinco melhores vídeos do estado. Três estudantes do Colégio Agrícola Augusto Ribas foram premiados. Os vencedores Camila Morais Cadena, Jackson Gaudeda de Lara e Lana Evilyn Barboza ganharam um notebook e mochila. Os vídeos foram produzidos com o auxílio dos professores Adalci Leite Torres e Gislaine Gabardo.