Estudante de Jornalismo da UEPG conquista prêmio em Hackaton da NASA

As 48 horas do último fim de semana resultaram em uma solução tecnológica para redução de lixo e distribuição de água potável. O projeto ‘CashBack Water’ sagrou-se vencedor na categoria ‘Uma Nova Perspectiva’ no maior Hackaton do mundo contra a pandemia, o NASA International Space Apps Covid-19 Challenge, promoção da agência espacial norte-americana.

A equipe Megazord, autora do trabalho, contou com participação de estudante do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de outros cinco alunos de vários Estados do país que cursam ensino médio e superior em diferentes áreas do conhecimento. Para Heryvelton Martins, estudante do primeiro ano de Jornalismo, o evento além de incentivar pessoas a criarem soluções para problemas relacionados à Covid-19 também fez uma ponte entre pessoas de diversas regiões. “É um salto muito grande saber que apenas no Brasil mais de 500 equipes pensaram em soluções. Toda a organização do evento favoreceu muito, tirando dúvidas e problematizando nossa solução”, explica Martins.

A ideia de participar do Space Apps surgiu após um convite realizado em grupo de mensagens do Hackathon Vida, evento do qual o estudante também participou. A equipe leva como prêmio o direito a uma consultoria em Desenvolvimento de Inovação, com realização de diagnóstico de projeto e inovação. A maratona da Nasa propôs 12 desafios relacionados à Covid-19, com questões sobre o meio ambiente, arte e cultura, alimentação e soluções para compreender o impacto da pandemia e do isolamento social. Os times precisaram criar e desenvolver um protótipo da solução para um dos problemas propostos.

O Space Apps é um Hackathon internacional que ocorre em cidades ao redor do mundo. Desde 2012 as equipes se envolvem com dados abertos da Nasa para resolver problemas reais na Terra e no espaço. O Covid-19 Challenge foi o primeiro Hackathon virtual global do programa.

Texto e foto: divulgação (Heryvelton Martins)