Equipe da UEPG participa do I Encontro Estadual de Docência Universitária

Equipe da UEPG participou do I Encontro Estadual de Docência Universitária, realizada nos dias 03 e 04 de outubro na Unicentro Guarapuava. O evento promoveu a troca de experiências e a sensibilização em relação à formação de professores para a docência no ensino superior.

A equipe gestora do Programa Docência em Ensino Superior (DES) marcou presença com a palestra da Maiza Althaus (DEPED) e do professor Albino Szesz Junior (DEINFO) sobre a cultura pedagógica no magistério. Segundo os palestrantes, é preciso considerar a história de vida, as preferências e o estilo didático dos docentes relacionada às suas áreas de conhecimento.

As professoras Graciete T. Góes (UEPG), Wanda Pacheco (Unicentro) e Juliana Dascal (UEL) apresentaram os respectivos programas institucionais que tratam da formação do docente universitário e os desafios e avanços observados na área.
Ainda pela UEPG, o prof Albino apresentou o tema Tecnologias na educação e levou os participantes a visualizarem as inúmeras possibilidades e ferramentas disponíveis para o ensino. Segundo o palestrante “as tecnologias não substituirão o professor, mas estão a serviço de sua atuação como docente”, afirma.

No dia 03, o professor e superintendente da SETI, Aldo Bona, destacou que a formação para a docência no Ensino superior é ainda um desafio para as IES e reuni-las num evento sobre o tema é um importante avanço. Ele também apontou a necessidade de os docentes estarem em permanente formação profissional.

Além disso, o professor também apontou outros desafios, como o avanço das tecnologias e a necessidade de aulas atrativas para o estudante atual; a inclusão e a preparação da universidade para atender todos os alunos com as suas diferenças; o relacionamento interpessoal de professores e alunos; e, por último, o desafio de reinventar a formação Universitária com currículos que realmente atendam às necessidades de formação.

Na sexta-feira (04), o evento trouxe a palestra do professor Dr. João Luiz Gasparini sobre a formação inicial e continuada na docência Universitária e também tiveram duas oficinas voltadas às metodologias ativas e ferramentas de aplicação pedagógica. A pretensão é realizar anualmente o Encontro Estadual de Docência Universitária, e as próximas edições deverão ocorrer em 2020 na UEL e 2021 na UEPG.

Texto: Vanessa Hrenechen/ Foto: Graciete Tozetto Góes