HU-UEPG recebe R$660 mil para investimento em equipamentos

Na manhã desta quinta-feira (28), o Hospital Universitário da UEPG recebeu R$ 660 mil para compra de equipamentos. A verba foi destinada pelo Programa Paraná Mais Cidades do Governo do Estado do Paraná. O recurso é resultado de indicação parlamentar do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho. A solenidade que oficializou o investimento foi realizada na Casa Civil, em Curitiba.

Durante o evento no Palácio Iguaçu, Plauto Miró enfatizou a investimento da indicação dos recursos. “Agradeço muito ao governador Ratinho Júnior por permitir a nós deputados a indicação de verbas para determinadas áreas, em especial, a da saúde”, destacou o parlamentar. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, afirmou que o recurso é resultado da importante economia que os deputados fizeram do orçamento da Assembleia Legislativa. “Este recurso chegará rapidamente, até dezembro”, disse.

O valor será investido na compra de novo Arco Cirúrgico, equipamento que gera imagens digitais em tempo real para os cirurgiões, por meio da incidência de Raio-X. Além do Arco, o Hospital vai adquirir dois aparelhos de ultrassom que geram imagens de alta resolução, com capacidade de mensurar, por exemplo, a espessura de artérias e de realizar cálculos obstétricos.

Para o vice-reitor, Everson Krum, os equipamentos são de suma importância porque permitirão ampliar a capacidade do HU, que chega hoje a 6 mil atendimentos e 2 mil exames por mês. A diretora do HU-UEPG, Luciane Cabral, pontua que “o investimento é decisivo porque os equipamentos estarão à disposição para toda comunidade de Ponta Grossa e Campos Gerais que beneficiada gratuitamente pelo HU-UEPG”.

Sobre o Programa

O Paraná Mais cidades é um programa de investimentos que leva em conta as indicações dos deputados. Parte dos recursos do programa tem origem no orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná. Valores que não tenham sido utilizados pela Alep retornam aos cofres públicos e são usados pelo Programa.

Presenças

Estiveram presentes no evento, a Diretora do HU, Luciane Cabral, a Chefe de Técnica Assistencial do HU, Silvia Marçal, e o Chefe de Patrimônio do HU, Anderson Strack Tavares.