Governador e Aliel Machado entregam obra da nova ala do HU-UEPG

Na manhã desta segunda (22), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, esteve no Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) para a entrega do novo prédio anexo ao HU. O evento oficializa a conclusão da obra, viabilizada pelo deputado federal Aliel Machado via emenda parlamentar de R$ 4 milhões.

Projetado para abrigar a Maternidade do HU-UEPG, o local está em uso pela unidade de terapia intensiva geral do Hospital. A medida emergencial visa a liberação de mais leitos para a ala Covid-19. Com isso, o prédio principal do HU-UEPG passou a dispor de 46 leitos de UTI Covid, 64 leitos clínicos e 04 leitos emergenciais, totalizando 114 leitos. Toda a calçada de acesso ao Hospital foi refeita para eliminar irregularidades, com a inclusão de novas rampas no meio fio e colocação de piso tátil, para acessibilidade.

Em discurso, o governador agradeceu a todas as autoridades presentes, em especial aos profissionais da saúde e servidores que trabalham no HU-UEPG. Ratinho destaca que a ampliação de leitos e realização de obras nos hospitais do Paraná faz parte de um projeto de descentralização da saúde. “O investimento que o deputado Aliel Machado trouxe para o hospital é muito estratégico, pois assim podemos regionalizar a saúde e torná-la um polo, assim como vários outros hospitais do estado”, explica. O governador ainda reforçou que os leitos abertos por conta da pandemia continuarão ativos para a comunidade posteriormente.

O deputado federal Aliel Machado destaca que seu mandato prioriza, desde o início, ações na saúde para atender quem mais precisa, e que para chegar a esse momento foi realizada uma parceria entre a reitoria e o Governo. “É uma grande alegria como parlamentar, representando Ponta Grossa e os Campos Gerais, entregar uma obra como essa, que irá beneficiar a população de toda a região. Hoje, mais do que nunca, esse prédio tem uma importância muito grande pelo momento difícil que passamos e que, com certeza, vamos superar juntos”, completa.

Para o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a entrega, por parte da UEPG, de uma nova ala do Hospital, é uma destinação histórica de recursos de emendas parlamentares. “A UEPG e o HU são patrimônios para toda a sociedade. Agradeço o deputado Aliel Machado, também a todos do governo, na figura do Governador Carlos Massa, pelo apoio à UEPG, o secretário Beto Preto, o superintendente Aldo Bona, o líder do governo Hussein Bakri, à nossa prefeita Elizabeth e à deputada Mabel Canto. Precisamos valorizar os que trabalharam por esta conquista”, declara.

De acordo com o Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, o Paraná demonstra cada vez mais seu cuidado com a população ao suprir o atendimento em saúde na região. “Com recursos disponibilizados pelo deputado Aliel Machado e sob supervisão da Secretaria de Saúde, entregamos um espaço que supre as demandas da região. Parabenizo a todos por essa tarefa, o reitor Miguel Sanches Neto e toda comunidade pelo trabalho feito pelo HU-UEPG”, reforça.

A entrega da obra significa uma nova fase para a saúde, de acordo com Beto Preto, secretário de Estado da Saúde do Paraná. Segundo ele, o HU foi o primeiro hospital dos Campos Gerais a participar do esforço no combate à pandemia. “Somos gratos a todos os profissionais que disseram sim a esse setor tão importante para essa guerra contra a Covid-19. O crescimento do HU e também do Humai abre capacidade para atendimento ainda ainda mais especializado, com perspectiva de novos horizontes”, comemora.

Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, agradeceu todo apoio que a saúde da cidade recebe neste momento. “Sabemos dos anseios da comunidade que trabalha aqui e que estão dando a vida para combater à Covid-19. Vamos vencer esse vírus. A sinergia que existe em todas as áreas e poderes do Paraná é importante para termos o melhor plano de uso do prédio”, completa.

O deputado estadual, Hussein Bakri, também comemora a entrega da obra. “Parabenizo o reitor pelo dinamismo, pois ele tem um ótima relação com todos os seguimentos do governo e consegue atrair investimentos de várias fontes”, diz. O deputado também ressalta a admiração pelos grupos envolvidos com a Universidade e seus trabalhos dedicados à instituição.

O prédio tem dois pavimentos em concreto armado, com área de aproximadamente 1300m², e conta com 20 leitos em 10 quartos, sala para atendimento de emergência e consultórios obstétricos. O local possui salas de exames e quartos modernos e confortáveis. Durante a pandemia, a maternidade e serviços pediátricos do HU estão no antigo Hospital da Criança, atual Hospital Universitário Materno-Infantil.

O evento contou com a presença de autoridades, como o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, o diretor do HU-UEPG, Sinvaldo Baglie, a prefeita de Ponta Grosa, Elizabeth Schmidt, o deputado federal, Aliel Machado e o deputado estadual, Hussein Bakri. Durante a solenidade, autoridades fizeram o descerramento da placa do prédio, como ato simbólico da entrega da obra.

Texto: Jéssica Natal