Curso de Direito da UEPG abre vagas para a primeira turma de Mestrado

Hoje (22) é um dia histórico para o curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem mais de seis décadas de história. O Programa de Pós-Graduação em Direito recebe inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional. Os interessados em ocupar uma das 20 vagas podem se inscrever até 23 de março.

O professor e coordenador do Mestrado, Eliezer Gomes, explica que este programa é um marco na história do setor. “Iniciamos essa nova fase na história do Setor de Ciências Jurídicas de forma bastante ambiciosa, no melhor sentido da palavra. É que o programa já começa com uma área de concentração e três linhas de pesquisa, que cobrem as mais demandadas áreas de especialização, de direito público e privado.

Gomes avalia que o corpo docente do programa ajudou a construir um projeto sólido de Mestrado “Temos 20 doutores permanentes que acreditaram no diferenciado projeto do curso e se dispuseram a colaborar para a sua consolidação”, ressalta.

O reitor Miguel Sanches Neto felicita a iniciação do programa. “O Mestrado em Direito é uma resposta do Setor de Ciências Jurídicas para a qualificação de profissionais da área de toda a região, e representa uma conquista para a UEPG. A reitoria parabeniza toda a classe pela conquista”, declara.

A professora e vice-coordenadora Zilda Mara Consalter, salienta que as expectativas são as melhores para o início de trabalho. “Penso que as expectativas sejam elevadas, pois além de ser a primeira edição do mestrado, tão aguardado pela comunidade jurídica princesina, também se trata de uma iniciativa pioneira, haja vista ser o primeiro mestrado profissional”, aponta.

O professor Kleber Cazzaro, que é coordenador do campus de Telêmaco Borba e integra o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito, destaca que o Mestrado era um objetivo coletivo, um sonho que o curso de direito vem acalentando há muito tempo. “Esta segunda-feira é uma data que marca o curso de direito. Foi um esforço coletivo, liderado pelo professor Eliezer, que só tem a crescer”, afirma. Para Cazzaro, o programa é um projeto público solidificado, com professores de alto gabarito. “Os interessados no programa vão estudar num curso de direito que é um dos melhores do Brasil e que se preocupa com a ligação entre a prática e a teoria”, completa.

O coordenador do curso reforça que os candidatos ao Mestrado podem esperar um curso de excelência. “Posso dizer que todos os interessados podem esperar por um curso de Mestrado de excelência, que pretende se consolidar como mais uma referência nacional de formação jurídica, numa universidade pública e gratuita como a UEPG, que só tem crescido, sob múltiplos aspectos, nos últimos anos”, expressa Gomes.

A professora Dirce do Nascimento Pereira, que integra o Mestrado em Direito da UEPG, enfatiza os pontos positivos do programa “Esperamos uma quantidade elevada de inscritos, devido à tradição e reconhecimento conquistados pelo Curso de Graduação em Direito da UEPG, e também por se tratar do primeiro Mestrado em Direito recomendado pela CAPES, na região dos Campos Gerais”, comenta. Segundo Pereira, há de se considerar ainda que o processo seletivo será inteiramente on-line, o que viabiliza a participação de candidatos de vários locais do país”.

Para inscrição, os interessados podem, acessar no site do Setor de Ciências Jurídicas. O início das aulas está previsto para agosto de 2021 e será realizado presencialmente.

Texto: Julio César Prado        Foto: Julio César Prado