Editora da UEPG participa de Feira do Livro

A Editora UEPG participa da XVII Feira do Livro Editora UFPR e 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc, que acontece dos dias 23 a 28 de setembro com o objetivo popularizar o livro e incentivar a leitura. O evento faz parte do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação e acontece na Praça Santos Andrade (em frente ao Prédio Histórico da UFPR). Nesse período, o lugar será palco de debates, oficinas e ações criativas.

Dentre os temas que serão debatidos, está a relação da literatura e os tempos atuais, as diferentes gerações de leitores, as liberdades que permeiam o estético e as diversas possibilidades de leitura por meio de novas mídias. Tudo em simultâneo com a maior feira de livros do estado do Paraná.

Rodrigo Gonçalves, diretor da Editora UFPR conta que nesta edição eles ampliaram a quantidade de obras no saldão. “É uma forma de democratizar o acesso à cultura e aos livros técnicos e acadêmicos, além de aumentar a visibilidade de nosso catálogo”. Pela segunda vez também haverá o lançamento do livro vencedor do Concurso Literário Editora UFPR e da Revista Tinteiro, publicação anual voltada à literatura, leitura e cultura.

A feira conta com o diferencial de apresentar a produção acadêmica e universitária de uma grande quantidade de editoras universitárias que expõem em estande próprio e outras que expõem no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, também presente no evento. Além disso, Gonçalves explica que toda a programação cultural e literária é gratuita e muito diversificada, constituindo, na parceria com o SESC-PR, um dos maiores eventos literários do estado. (Confira a programação completa).

O objetivo da Feira sempre foi incentivar a leitura de qualidade, divulgando a produção universitária e aproximando esta da comunidade em geral. “É claro que uma feira organizada por uma editora universitária privilegia o livro científico, pois serve de vitrine para as editoras acadêmicas, que possuem pouco espaço e recursos para momentos como esse. No entanto, a Feira é uma iniciativa efetiva de acesso aos mais diversos livros (universitários ou não), colocando ao alcance, não só do público acadêmico, mas, principalmente, da comunidade em geral, a produção de diversas editoras (para todos os estilos e gostos), com a facilidade da prática de descontos”, destaca Gonçalves.