Prae-UEPG lança editais para permanência e assistência estudantil

Compartilhe

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) abre, na próxima segunda-feira (27), inscrições para três programas de assistência estudantil – desconto no Restaurante Universitário, cadastro para moradia na Casa do Estudante e concessão de bolsa permanência. Os editais são referentes ao ano letivo de 2023 e as inscrições dos três seguem abertas até 19 de março.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ione Jovino, ressalta que condições sociais e econômicas têm relação direta com a permanência de estudantes na Universidade. “A política de assistência estudantil visa criar condições que contribuam para o enfrentamento dos níveis de desigualdade social entre os estudantes, além de diminuir obstáculos que impeçam a participação e a intenção de resultados positivos no ensino superior”. Segundo Ione, a Prae busca garantir apoio e acesso aos direitos básicos dos estudantes. “No caso dos editais abertos, garantimos alimentação nos restaurantes universitários, bolsa permanência e moradia estudantil. Temos buscado aperfeiçoar e tornar a política cada vez mais inclusiva, com critérios mais explícitos e que permitam maior controle e avaliação”, informa.

Estudantes que desejam desconto de 50% ou isenção no RU devem preencher formulário online, apresentar folha resumo atualizada do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), comprovante de renda e certidão de matrícula. O desconto e isenção ficarão válidos por todo ano letivo de 2023. O edital completo pode ser conferido aqui.

A Casa do Estudante está com 06 vagas disponíveis para moradia. O edital é voltado a estudantes matriculados e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. Para se inscrever, o estudante deve comprovar sua situação socioeconômica, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos. O processo de seleção conta com duas etapas – análise da condição de vulnerabilidade socioeconômica, com base nos dados enviados; e entrevista individual e presencial de caráter obrigatório. A data e hora da entrevista será agendada pela Prae e comunicada ao estudante via e-mail. O edital completo está disponível aqui.

A Prae disponibilizará 30 bolsas permanência para 2023, com o pagamento de R$ 500 mensais para cada estudante. Para se inscrever no processo de seleção, o acadêmico deve comprovar sua situação socioeconômica, preencher formulário e enviar documentos, como comprovação de renda família, cadastro no Cadúnico e certidão de matrícula. Está disponível aqui o edital completo sobre bolsas permanência.

Os resultados dos editais serão divulgados em edital próprio no site da Prae, a partir de 31 de março.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content