Professora da UEPG publica artigo em revista internacional de Oxford

Compartilhe

A professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Augusta Pelinski Raiher, publicou na última semana um artigo na revista internacional Oxford Development Studies,  jornal acadêmico que estuda aspectos do desenvolvimento. O artigo Criminality as Socioeconomic Disadvantage: a spatial analysis throughout Brazilian municipalities (traduzido do inglês ‘A criminalidade como desvantagem socioeconômica: uma análise espacial nos municípios brasileiros‘) analisa, pelo viés social, determinantes da criminalidade em municípios do Brasil.

Augusta é doutora em economia e, na UEPG, leciona no Programa de Pós-Graduação em Economia, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e no Curso de Economia. A pesquisa publicada neste mês possui o diferencial em analisar desvantagens sociais e seu impacto na criminalidade. “Buscamos pensar se a ausência no fornecimento de bens e serviços públicos afeta de alguma maneira a criminalidade. Chegamos à conclusão que sim, as desvantagens sociais têm um impacto na criminalidade e esse impacto transcende as fronteiras municipais”, explica.

Segundo a professora, o maior desafio do artigo foi a construção da base de dados, para avaliar diferentes determinantes da criminalidade, como econômicos e sociais. “A construção desse artigo foi bastante trabalhosa porque não temos dados sobre crimes contra o patrimônio reunidos em uma base. Ficamos um ano consultando Estado por Estado para que eles nos fornecessem dados de crimes contra o patrimônio”, conta.

Por que crimes contra o patrimônio? A professora explica que, pela teoria, as desvantagens sociais afetam de forma mais direta essa tipificação de crime. “Por isso que o trabalho tem essa originalidade. Ele é único porque reuniu uma base de dados que inexiste no Brasil sobre crimes contra patrimônio em municípios”. Após a construção da base de dados, a produção do artigo aconteceu de forma mais tranquila, segundo Raiher. “Foi tranquilo porque já tínhamos uma base teórica muito sólida. Nós trabalhamos com uma base bastante utilizada em nível internacional, que é a teoria da ação situacional, onde o argumento é de que o ambiente em que o indivíduo vive importa para a determinação das suas ações”, ressalta.

É a sétima vez que a pesquisadora tem um trabalho publicado a nível internacional. “É a publicação mais importante pelo nível da revista. A Oxford Development Studies é referência a nível internacional na área de desenvolvimento, então para mim foi muito gratificante”. Como a pesquisa trabalha com dados a nível regional, de municípios brasileiros, ver o artigo ser publicado fora do Brasil foi uma grata surpresa para docente. “Fiquei muito grata, conseguir a inserção em uma revista de renome na área de desenvolvimento é muito importante para mim”, completa.

O artigo completo pode ser conferido no link aqui.

Texto e foto: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content