Pesquisadores podem enviar textos para e-book sobre jornalismo em tempos de Covid-19

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira e Sergio Luiz Gadini, realizam chamada de textos sobre os desafios do Jornalismo em tempos de coronavírus. Os materiais selecionados serão publicados no e-book “Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus”. A obra terá prefácio internacional, assinado por Bruce Mutsvairo, da Auburn University, EUA.

Preocupados com a temática, os organizadores pretendem reunir diferentes olhares sobre os impactos da Covid-19 e do isolamento social na atuação profissional de jornalistas. A pandemia do coronavírus impacta o mundo todo, reconfigura as relações sociais cotidianas e as mais diversas atividades profissionais. O Jornalismo, obviamente, precisa ser repensado, seja em termos de agenda pública editorial ou nos modos de produzir a notícia. Além disso, o Jornalismo tem outra função social relevante, que é criar condições ao debate coletivo sobre temas relevantes”, afirma Gadini.

Para o e-book, serão aceitas contribuições escritas em português, espanhol ou inglês, com as seguintes temáticas: coberturas jornalísticas internacionais e nacionais nos diferentes meios; formatos jornalísticos no impresso, rádio, TV e assessoria de imprensa; cobertura jornalística nas redes sociais; cobertura jornalística alternativa e/ou popular. A obra será publicada pela Ria Editorial, editora portuguesa dedicada a livros acadêmicos em formato open source (http://www.riaeditorial.com), com processo de avaliação por pares e reconhecido conselho editorial internacional. Ao todo, serão selecionados 16 textos para publicação.

A professora Hebe explica que o objetivo do e-book é dar visibilidade a diversos estudos que possam trazer, sob determina perspectiva teórico-metodológica, esclarecimentos sobre essa pandemia que afeta a população local/globalmente. “A Covid-19 chega como o mal do início da segunda década desse século. Afeta a cada um de nós diretamente. Não há como escaparmos ilesos. Desde o início do isolamento social, estamos em casa observando, através do jornalismo e de infinidades de compartilhamentos em redes sociais, o avanço da doença em todo o mundo, em nosso país e nas cidades, onde nos encontramos”.

Para Gadini, uma das tarefas da pesquisa em Jornalismo é registrar, avaliar e refletir o trabalho realizado na área. “Por isso, a iniciativa de propor uma chamada, em forma de convite a investigadores, sobre a cobertura jornalística de uma pandemia, que aumenta diariamente e mata milhares de pessoas, inclusive no Brasil”, finaliza.

Regras

Os textos devem ser submetidos em formato de estilo APA, disponível em https://blog.apastyle.org. A avaliação iniciará pela seleção dos resumos, que devem ser enviados ao e-mail submissao.riaeditora@gmail.com. O arquivo deve ter entre 10 e 15 páginas, extensão DOC ou DOCX, com texto em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entrelinhas 1,5.

O prazo para envio da proposta para artigo (título e resumo) é até 05 de maio e dos artigos completos até 30 de junho. Será cobrada pela editora a taxa de adesão de 70 Euros para a publicação de cada texto selecionado (independentemente do número de autores), realizado em duas parcelas ao valor de 35 Euros, com vencimentos em 09 de agosto e 09 de setembro de 2020, via PayPal. O valor será direcionado para cobrir os custos de ISBN (emitido em Portugal), assim como o projeto gráfico. A obra será publicada em 15 de setembro de 2020 e disponibilizada gratuitamente.

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: Luciane Navarro