HU-UEPG finaliza primeira edição de curso de capacitação para preceptores

Compartilhe

Educação e assistência fortalecidos. O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) encerrou, nesta quinta-feira (25), a primeira edição do Curso de Atualização em Preceptoria. Organizado pela Diretoria Acadêmica (DAC), o curso buscou capacitar equipes multiprofissionais e médicos sobre a dinâmica das práticas de ensino e relacionamento com residentes do Hospital.

O curso iniciou no final de maio, com reuniões presenciais e módulos de estudo on-line. Para o diretor geral do HU, Sinvaldo Baglie, a relação entre conhecimento da assistência com a educação sempre beneficiará o paciente. “Em um Hospital, que tem a característica universitária, precisamos manter a parte do ensino cada vez mais forte, independentemente de sermos professores ou não, porque essa prática impacta diretamente no paciente”, ressalta. O diretor destaca que a formação é um motor forte, que une a prática de trabalho à academia. “Quanto mais conhecimento tivermos, na parte cientifica, no método, melhor nós seremos. O curso com certeza irá melhorar a formação dos nossos residentes”.

O preceptor é um docente-clínico, que ensina realizando procedimentos técnicos e moderando a discussão de casos, em contato direto com residentes. No HU, por se tratar de um Hospital de Ensino, praticamente todos os profissionais da saúde que são especialistas atuam como preceptores dos residentes. Jacy Aurélia de Sousa, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, agradeceu a participação dos preceptores no curso. “Sabemos que unir atividades profissionais com as acadêmicas não é fácil, mas estamos fazendo um agradecimento pelo esforço. A residência é papel fundamental no exercício das atividades de assistência, de educação, de pesquisa, e é por isso que esse curso é tão importante”.

“Os residentes aqui desempenham um papel fundamental para a assistência e por isso não tem como desvincular um Hospital Universitário da residência”, frisa a diretora administrativa do HU, Eliane Rauski. “A preceptoria desempenha outro papel fundamental, na orientação, acompanhamento, condução e educação, para que tenhamos nossos valores, nossos modos de execução das tarefas seguidos, levando a marca do HU e Humai adiante”.

Cerca de 30 profissionais se inscreveram para a primeira turma. “Por conta do curso acontecer em horários diferenciados e ser fora da escala de trabalho, a gente imaginou que teria muita desistência, mas o número de concluintes surpreendeu positivamente”, descreve Thaiza Rebonato, uma das organizadoras da Capacitação. Ser preceptor é contribuir para formação de novos profissionais, segundo ela. “Isso amplia a visão das pessoas que não estão diretamente ligados à área acadêmica, faz com que eles se sintam parte desse processo de passar adiante o conhecimento para residentes”.

Para Juliana Schleder, também organizadora, o retorno dos preceptores, residentes e coordenadores de setores depois do início do curso também foi positivo. “Pudemos notar uma mudança de comportamento dos profissionais, então entendemos que foi uma tarefa bem cumprida, ficamos felizes com o resultado e já estamos pensando nos próximos cursos que estão para vir”, finaliza.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content