Hospital Universitário realiza curso para preceptores

Os preceptores das residências em saúde do Hospital Universitário da UEPG finalizaram na última quarta (11) a primeira edição do Curso de Qualificação em Preceptoria. Foram qualificados 30 preceptores das áreas da enfermagem, fisioterapia, serviço social e odontologia.

Como conta Melina Lopes, coordenadora do Centro de Simulação Realística do HU-UEPG, a iniciativa é inovadora e partiu da necessidade de fornecer educação continuada para os preceptores dos programas de residência multiprofissional do hospital. “O curso foi um sucesso, com uso de metodologias ativas e uma boa resposta dos participantes”, destaca a Diretora Geral do HU, Luciane Andreani Cabral.

Com uma carga horária de 60h, de 21 de agosto a 11 de dezembro, o curso abordou aspectos e competências dos preceptores em saúde. O conteúdo programático compreendeu o regimento interno das residências em saúde; aspectos positivos e negativos de ser preceptor; conceito, definições, características e papel do preceptor; sugestão de preceptoria; liderança; poder; autoridade; avaliação atitudinal; técnica de feedback; avaliação 360º; perfil do egresso; e competências do R1 e R2. A capacitação foi organizada pelas enfermeiras Melina Lopes Lima e Luciane Andreani Cabral e pela fisioterapeuta Débora Melo Mazzo.

Texto e fotos: Aline Jasper