Alunos do Cursinho Popular comemoram aprovação no Vestibular

Neste segundo semestre, o Cursinho Popular DCE-UEPG, vinculado ao Departamento de Estudos da Linguagem, classificou 10 alunos em primeira chamada e 14 em lista de espera no vestibular de Verão da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Somado os dois semestres de 2019, foram 13 alunos classificados em primeira chamada. O estudante Richard Chempceki, que entrou em serviço social, conta que não tinha perspectiva de fazer uma universidade. “No início do ano, eu me sentia despreparado para a prova. Mas, durante as aulas, os professores apresentaram toda a base necessária, tanto em relação aos livros, quanto a respeito do conteúdo. Sem o Cursinho Popular eu não teria passado no vestibular”, revela.

Para David Barros que concluiu o ensino médio há alguns anos, o Cursinho Popular permitiu retomar os estudos. “Fazia, aproximadamente, 15 anos que eu não estudava, o cursinho me ajudou a relembrar as matérias e entrar novamente no ritmo de aulas”. A estudante Estenafy Fernanda Boiko, que está na lista de espera do curso de serviço social, acredita que não teria conseguido se não fosse pelo projeto. “No cursinho eu tive toda a base para conseguir entrar na instituição e vivenciar a universidade. Aqui eu conheci muitas pessoas e formamos uma família. Estou muito feliz”.

Segundo Amabile Woinarovicz, aprovada em farmácia, o projeto tem uma grande relevância para quem não tem condições de pagar um cursinho particular. “As aulas abriram os meus horizontes e forneceram a motivação que eu precisava para estudar. Os professores indicaram o que cairia na prova, deram total apoio e tiraram as nossas dúvidas. Eu estou muito feliz por ter passado e atribuo o resultado ao Cursinho Popular”, afirma

“Com a primeira turma já observamos uma aprovação bem expressiva no vestibular de inverno e no segundo semestre, nós tivemos mais de 20 aprovados o que, proporcionalmente, coloca o Cursinho Popular na frente de muitos cursinhos particulares de Ponta Grossa. Isso reforça o potencial que a UEPG tem para manter um cursinho gratuito e de qualidade a partir da atuação de acadêmicos dos cursos de licenciatura da UEPG e dos programas de pós-graduação. Nesse semestre, contamos com a contribuição do mestrando em estudos da linguagem, Jessé de Lara. Os alunos também estão de parabéns porque demonstraram interesse, comprometimento e mantiveram a frequência regular nas aulas”, reitera Silvana Oliveira, coordenadora do financiamento público do projeto.

Sobre o Cursinho Popular

O Cursinho Popular começou a funcionar efetivamente em novembro de 2018, com o primeiro processo de seleção e, no início de 2019 ocorreu a formação da primeira turma. Silvana Oliveira explica que “o trabalho é feito com muita seriedade e é resultado da união do grupo de estudantes das gestões do Diretório Central de Estudantes (DCE)  “Desatando Nós” e “Língua Solta” e dos bolsistas do projeto que acompanharam de perto todo o processo”.

“Nós já pensávamos em montar um cursinho, mas amadurecemos a ideia com a retomada do DCE da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2017, quando teve a eleição da chapa “Desatando Nós”. Na época, nós precisávamos desenvolver um projeto e fomos atrás de professores que pudessem nos ajudar. A docente Silvana gostou muito da proposta, trabalhou em conjunto com a equipe e submeteu o projeto ao edital da Universidade sem Fronteiras da Seti do Governo do Estado”, conta Carlos Wambier, aluno do curso de direito e integrante do DCE.

Segundo o acadêmico, “com o financiamento, o cursinho tomou forma e no final do ano passado, iniciamos o trabalho de seleção de professores e alunos. No primeiro semestre montamos uma turma e no segundo semestre conseguimos abrir duas turmas de 40 estudantes. Em 2019, ocorreu a concretização e efetivação desse projeto, com a preparação dos materiais didáticos, aulas e simulados”, finaliza.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen