Curso de Serviço Social realiza evento de abertura do Novembro Negro

No dia 29 de outubro ocorrerá, no Auditório Central da UEPG a partir das 8:30, o evento de abertura do Novembro Negro 2019, com o I Colóquio “Mais Igualdade – Minha Voz eu uso pra dizer o que se cala”, organizado pelas/os estudantes do 2º ano do curso de Serviço Social.

O Novembro Negro é um importante e necessário espaço de discussão e debate em torno das questões étnico-raciais com o objetivo de construir uma sociedade mais igualitária e a superação de qualquer forma de preconceito e discriminação racial. O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, importante líder negro do Quilombo dos Palmares. Na data é comemorado o dia da Consciência Negra, fruto da luta coletiva do Movimento Negro Brasileiro.

Segundo a professora Cleide Lavoratti, essa atividade integra a disciplina de Instrumentais técnico-operativos do Serviço Social e é realizada anualmente pelos acadêmicos do Curso com o objetivo de desenvolver habilidades para o planejamento, execução e avaliação de eventos na área social, vinculadas às temáticas emergentes na sociedade contemporânea e aos desafios da prática do assistente social, à luz do projeto ético-político da profissão.

“Entre as temáticas escolhidas para esse ano, está o combate ao preconceito e discriminação sofrida pela população negra no Brasil, o que se coloca como fundamental para uma profissão que possui como um dos princípios éticos fundamentais, previsto no Código de Ética do Assistente Social, o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças”, afirma Lavoratti.

Segundo Larissa Torres, acadêmica do Curso de Serviço Social, “a nossa sociedade vivenciou longamente a escravidão e também foi uns dos últimos a adotar a abolição, questões que contribuem para a configuração socioeconômica e cultural do país atualmente. “O Colóquio que abrirá o evento fomentará discussões importantes sobre a discriminação, a igualdade e a inclusão na sociedade, tanto no contexto da universidade, como da sociedade em geral”, finaliza.

Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Divulgação do Curso Serviço Social