Coordenadora Pedagógica do Nutead participa de eventos na Universidade Aberta de Portugal

Entre os dias 25 e 29 de novembro, a professora Kelly Cristina Ducatti da Silva realiza atividades acadêmicas na Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), em Lisboa. Desde o final do ano passado, o Nutead recuperou o termo de cooperação técnica assinado em 2014, a fim de realizar projetos de interesse comum nos campos da formação e da pesquisa.

Conforme explica o professor Carlos Willians Jaques Morais, Diretor do Nutead, “com o apoio e orientações do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, muitas reuniões de articulação e esclarecimentos foram realizadas para reativarmos o convênio e definirmos ações. Inicialmente, com a publicação de editais de mobilidade acadêmica virtual, os estudantes da modalidade presencial ou a distância poderão cursar gratuitamente disciplinas de interesse comum nas duas instituições”, explica.

A parceria também prevê realização de cursos e eventos de extensão, pesquisas e publicações entre professores da UEPG e da UAb-PT. Além do estabelecimento formal do convênio, a professora Kelly fará visitas técnicas à UAb-PT e também participa do 1° Encontro da Associação de Educação a Distância dos países de Língua Portuguesa.

Para a Profa. Kelly “a presença do estudante em uma Universidade não se esgota no espaço geográfico de sua origem. É preciso pensar em inovação pedagógica com plano de ação que inclua esse estudante coletivamente e em rede. É nesse sentido, que a Mobilidade Virtual Estudantil em parceria com a Universidade Aberta de Portugal se traduz em uma valiosa oportunidade para o avanço do trabalho que realizamos no Nutead/ UEPG. Trata-se da construção de um novo paradigma formativo, que se configura na ampliação e transformação do conhecimento, articulado ao movimento cultural próprio da inclusão digital, do ensino online e da Educação a Distância”.

O Professor Carlos parabeniza a docente pela importante iniciativa e considera que “a internacionalização da EAD é uma das formas interação e de projetação de nossas ações num contexto acadêmico que orienta critérios de qualidade na formação que ofertamos. Assim pensamos numa universidade realmente aberta”, afirma.

Na próxima quinta-feira, 28, as reitorias das duas instituições procederão às assinaturas de novos termos por meio de webconferência em ambiente virtual no Nutead.