UEPG e Abrace o HU recebem moções de aplauso

A associação Abrace o HU recebeu, na quarta (20), uma moção de aplauso do vereador Rudolf Polaco (PPS). A homenagem reconhece o trabalho dos voluntários na organização e desenvolvimento de projetos que possibilitem a arrecadação de recursos físicos, humanos e financeiros para atender às demandas de usuários, estudantes e servidores do Hospital Universitário da UEPG.

Como destaca a professora Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, diretora de projetos da Abrace o HU, a associação é baseada, principalmente, no trabalho em equipe. “Estamos plantando a sementinha da solidariedade e construindo um apoio para nosso Hospital Universitário, seja na parte financeira, de ensino, pesquisa, porque tudo reflete na qualidade da prestação de serviços”. Fabiana enfatiza que a humanização do atendimento do SUS gera um diferencial para o hospital, e é uma das prioridades das atividades.

O vereador Rudolf Polaco ressaltou a importância do trabalho na saúde, área em que se trabalha com vidas. “Que esse seja um pontapé para que mais pessoas se envolvam com o projeto, fazendo a diferença para as pessoas que mais necessitam”, elogia.

Na sexta-feira (22), o Vereador Magno Zanellato conferiu a moção de aplauso aos acadêmicos de enfermagem e ao professor dr. Erildo Muller devido ao projeto “Educando e Tratando o Tabagismo”, que surgiu há mais de 10 anos na Universidade, na perspectiva de levar à comunidade serviços socialmente relevantes. Ao longo do tempo, já atendemos, aproximadamente, 750 pacientes com índice de sucesso de 45%. Isso é possível devido à equipe que está envolvida. Trabalhamos todo o aspecto psicológico do paciente, com foco no lado positivo. Ou seja, quais são os benefícios que a pessoa tem ao largar o tabagismo, em relação à saúde, à qualidade de vida e à economia financeira, explica Muller.

“Nós somos um complexo de Educação, desde o Ensino Fundamental no Caic, o Ensino Médio no Colégio Agrícola, Graduações e Pós-graduações na UEPG e a Universidade Aberta à Terceira Idade. A moção reconhece o papel da instituição na comunidade e o seu compromisso social”, afirma o reitor Miguel Sanches Neto.

Segundo o Vereador, é importante mostrar o quão importante são esses projetos levados à população.”O índice de tabagismo ainda é muito grande e medidas de conscientização ajudam a reduzir o número de fumantes”, diz.

Na segunda-feira (25), o vereador Geraldo Stocco conferiu moção de aplauso ao docente Manoelito Ferreira Silva Junior pelos relevantes serviços que desempenha no município de Ponta Grossa e nos Camps Gerais. O professor conta que deixou a cidade Natal e foi muito bem recepcionado aqui em Ponta Grossa. “Agradeço a todos que me acolheram aqui. Quando eu entrei na UEPG estavam reformulando o estágio supervisionado e busquei contribuir a partir dos meus conhecimentos. Algumas pessoas dizem que são jovens demais para realizar mudanças. Eu falo o contrário, acredito que a juventude precisa usar a sua força e energia que tem para mudar paradigmas”.

O Poder Legislativo também concedeu a moção de aplauso ao egresso Renato Pereira da etnia Kaingang em reconhecimento pelo esforço e dedicação por ser o primeiro indígena a defender o Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia.

Texto e fotos: Aline Jasper  e Vanessa Hrenechen