Humai-UEPG realiza roda de conversa com gestantes sobre direitos do parto

Compartilhe

O Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) organizou, na última sexta-feira (04), uma roda de conversa com gestantes. Promovida pelo Setor de Serviço Social, a atividade busca realizar escuta ativa sobre as expectativas, dúvidas e opiniões das mulheres gestantes, além de fornecer informações sobre direitos do parto e funcionamento do Hospital.

Thayná Migliorini estava ansiosa para a primeira conversa com a equipe. “Tenho todas as dúvidas possíveis”, disse na primeira fala. A interação com as assistentes sociais tirou as primeiras questões que a mãe de primeira viagem carregava, sobre direitos na hora do parto, referenciamento, consultas e documentação. “A minha experiência foi uma das mais incríveis que pude ter, sem exagero. Realmente foi edificador conhecer, conversar com as pessoas, esclarecer todas as minhas dúvidas, as mais improváveis e as mais duvidosas possíveis”, conta.

Ao final do encontro, Thayná ganhou uma ficha com informações sobre como proceder no dia do parto. “Foi um encontro muito bom, acho que todas as mulheres que têm essa oportunidade deveriam vir aqui participar, só assim vamos realmente entender como é o Hospital e nossos direitos, não tem como se arrepender, foi realmente incrível”, define.

As rodas de conversa são mensais, oferecidas a gestantes referenciadas no Humai que tenham interesse em participar. “A experiência tem sido muito rica, pretendemos fortalecer essa ação. A conversa em grupo permite trocas muito importantes para nós enquanto equipe, pois podemos conhecer melhor as questões que são importantes para as gestantes que estão referenciadas para cá”, destaca a assistente social do Humai e organizadora do projeto, Lucimara Nabozny. Segundo ela, em contrapartida, a equipe consegue tranquilizar as gestantes em alguns aspectos, oferecendo informações e mostrando como a maternidade atua.

O Setor divulga mensalmente as datas dos encontros para as unidades de saúde da região. Para participar, a gestante precisa confirmar a presença pelo WhatsApp do plantão do Serviço Social, no número 42 99100-6898.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content