UEPG divulga concorrência do Vestibular 2023

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou edital com dados de proporção candidato/vaga do Vestibular 2023. Foram 8736 inscritos nesta edição, que irão realizar as provas em 26 de novembro, para disputar 1495 vagas disponíveis em 39 cursos da graduação presenciais. Os resultados serão divulgados até 22 de dezembro e a entrada dos aprovados está prevista para 2024.

A opção de graduação mais concorrida foi Medicina, com proporção de 90,8 candidatos por vaga. Em seguida, vem Licenciatura em Educação Física, com 18,2 de concorrência; Licenciatura em Ciências Biológicas Noturno é o terceiro mais concorrido, com média de 11,8 candidatos para cada vaga; Engenharia de Software vem em seguida, com 11,5 de proporção. O quinto curso mais concorrido é Licenciatura em História, com 9,6 de concorrência.

“O Vestibular 2023 mostra que estamos retornando aos números de candidatos antes da pandemia, o que demonstra um aumento no interesse pelos cursos superiores. Em comparação ao Vestibular de 2022, tivemos um acréscimo de 16% no número de candidatos”, destaca o chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Luís Marchinski. A prova será realizada em quatro cidades: Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Cascavel. As provas vocacionadas acontecem pela manhã, com abertura dos portões de acesso às 8h, fechamento às 8h30 e início das provas às 8h45. Pela tarde, acontece a prova de conhecimentos gerais e redação – os portões abrem às 13h30 e fecham às 14h, com início das provas às 14h15.

De acordo com o dados estatísticos organizados pela CPS, dos mais de oito mil candidatos, 57,88% realizaram o Ensino Médio integralmente em escola pública e 60,48% não frequentaram cursinhos preparatórios. Para 46,77%, é a primeira vez que realiza o Vestibular. O fato da UEPG ser uma instituição pública e gratuita foi o que motivou 4322 inscritos a realizar a inscrição. A maioria dos candidatos tem entre 17 e 18 anos (53,29%) e reside em Ponta Grossa (50,17 %). Cerca de 80% dos inscritos têm casa própria e 93% residem em zona urbana.

Todas as informações sobre a prova estão presentes em cps.uepg/vestibular.

Texto e Foto: Jéssica Natal