32º Eaic e 9º Eaic Jr iniciam nesta terça-feira (24)

Nesta terça-feira (24), iniciam as atividades do 32º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e o 9º Encontro de Iniciação Científica Junior (Eaic Jr), realizados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). O evento vai até quinta-feira (26) e acontece no Campus Uvaranas, com objetivo de apresentar para a comunidade interna e externa as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos da Iniciação Científica e Pós-Graduação na UEPG, além de oportunizar que alunos e professores de outras instituições participem.

A abertura do Eaic acontece na terça-feira (24), às 18h30 no Centro Integrar, no Campus Uvaranas, com a palestra “A evolução das mulheres na ciência”, ministrada pela professora Joana Gonçalves Pontes Jacinto: graduada em Medicina Veterinária na Universidade de Lusófona em Portugal, doutora pela Universidade de Bologna, Itália e diplomada pelo European College of Bovine Health Management em 2023. Atualmente, Joana é professora da Universidade de Bologna e desenvolve projetos em parceria com universidades de diversos países na Europa e África, com o estudo das doenças genéticas e indicadores de saúde em rebanhos como um dos principais temas.

São esperados 800 inscritos e apresentação de cerca de 500 trabalhos de pesquisa durante o evento, em parceria com programas vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária. Durante o Eaic, acontece também o Prêmio de Iniciação Científica 2023, que reconhece alunos que se destacaram nas pesquisas em suas respectivas áreas do conhecimento. O prêmio acontece desde 2016 e, em 2023, na sua 8ª edição, serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, de acordo com as Grandes Áreas de Conhecimento do CNPq.

Já estão disponíveis na página do evento os cronogramas de ensalamento para aqueles que irão apresentar, bem como para os monitores de sala e coordenadores de sessão.

Texto: Amanda Santos | Foto: Fabio Ansolin