Coletivo Grimpa faz encontro online com a fotógrafa Vilma Slomp

 

A renomada fotógrafa Vilma Slomp participa de live sobre Arte e fotografia, no dia 19 de maio, às 20 horas. A conversa será mediada pela professora Patricia Camera do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que atua no projeto de extensão GRIMPA, coordenado pelo professor  Renato Torres e supervisionado pela professora Cristina Mendes.

Segundo os professores, o convite à fotógrafa Vilma Slomp se deu pelo fato da artista ter uma produção de qualidade significativa, marcada por uma trajetória entrelaçada por conquistas. “A imersão de seu olhar, em diversos gêneros fotográficos, contribuiu para o reconhecimento e o fortalecimento da fotografia brasileira no campo das artes nacional e internacional. Compartilhar as suas produções e vivências com os seguidores do @grupo_grimpa lança perspectivas filosóficas e práticas para assimilarmos o que é a fotografia em sua amplitude máxima”, explica Patricia Camera, que também é diretora de ação educativa do Museu Campos Gerais.

A live é aberta ao público e acontece pela rede social instagram @grupo_grimpa, dando sequência a uma série de conversas sobre arte coordenadas pelo grupo neste período de combate à pandemia de Covid-19.

Sobre Vilma Slomp

Nascida em Paranavaí, Vilma Slomp vive e trabalha em Curitiba. Desde a década de 1980, a fotógrafa tem exposto individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, como na Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Tepper Takayama Fine Arts em Boston, Cymroza Art Gallery em Mumbai e Lionel Wendt Gallery em Colombo, Sri Lanka.

Suas fotos fazem parte de diversos acervos pelo mundo, como o do Musée Français de La Photographie (Paris, França), Museu Wilfredo Lan (Havana, Cuba), International Center of Photography, New York (Nova York, EUA), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, entre outros.

Vencedora do prêmio ‘International Hasselblad, 50 anos’ (1998), Vilma Slomp é autora dos livros Curitiba Central (2013), Vísceras em Vice Versa (2006), Ilusão (2001), Dor (1998) e Feliz Natal (1996).

Texto: divulgação    Foto: Bem Paraná (www.bemparana.com.br)