Dia do Servidor: Roberto fala sobre o trabalho (in)visível da coleta de resíduos no HU

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Roupa privativa, botas de borracha, máscara N95, avental de isolamento, luvas de borracha, touca e, por fim, o face shield. Quando chega no Hospital Universitário da UEPG, Roberto coloca, um a um, os equipamentos de proteção individual (EPIs), que já eram importantes antes da pandemia, mas que ganharam ainda mais importância em tempos de Covid-19. 

O que passa pela cabeça dele enquanto se paramenta, todos os dias de trabalho? Satisfação, orgulho e amor. Roberto Balduino de Farias, 53 anos, atua na coleta de resíduos, setor que faz a destinação do lixo hospitalar. 

Quando a escala dele prevê a passagem pela ala Covid do HU-UEPG, setor específico para os casos de infecção pelo novo coronavírus, Roberto precisa redobrar os cuidados e, logo em seguida, descartar todos os EPIs e tomar um banho. São três coletas neste setor: às 7h30, às 14h e às 17h; logo, são três banhos, três paramentações diferentes.

“No começo, tive medo. Mas aí pensei comigo: se a gente entrou na área de saúde, a gente tem que correr risco. Faz parte do meu trabalho”, encara, corajoso, o servidor. Quando indagado se sabe da importância do seu trabalho para a rotina do hospital, ele é enfático: “Sim. Quando um paciente ganha alta, fico feliz, porque sei que faço parte desse todo também, contribuí com isso”. 

Essa é uma verdade enfatizada também pela chefe da Hotelaria do HU, a enfermeira Camila Wolff: “Não existe a possibilidade de realizar assistência de qualidade aos pacientes sem o serviço que eles desempenham”. Ela destaca que o trabalho do Roberto, dos demais integrantes da equipe e de todos os servidores da hotelaria, tanto do Hospital Universitário quanto do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai), são essenciais para a qualidade e segurança no atendimento dos pacientes.

Durante a pandemia, houve um aumento nos cuidados necessários, mas também, no volume de materiais que precisam ser recolhidos pela Coleta de Resíduos. Como conta Camila, a ala Covid é o setor que produz maior quantidade de resíduos, devido ao descarte dos materiais utilizados na proteção dos funcionários. “A equipe de coleta do HU demonstrou sua força, permanecendo em suas atividades e desempenhando seu trabalho no HU e também no Humai com grande dedicação”, enaltece. 

Orgulho de acompanhar o crescimento do Hospital

“No começo, quando entramos aqui, praticamente não tinha nada, nem pacientes. Hoje dá orgulho quando vejo o hospital cheio de gente”, relata Roberto. Já são dez anos dedicados ao hospital: ele começou o trabalho em 18 de março de 2010, alguns dias antes da inauguração do então Hospital Regional. Contratado como operador de saúde por meio de concurso público, ele já trabalhou na área da limpeza e na portaria, até que, em 2017, foi designado para a recém-ampliada equipe da coleta de resíduos.

O sorriso no olhar de Roberto demonstra o carinho que tem pelo hospital, ao lembrar da diferença que este fez na sua vida e de sua família. “Aconteceu com minha sobrinha. Ela ficou aqui na UTI Neonatal, nasceu de 7 meses”, conta. Segundo ele, a bebê saiu bem do internamento e espalha alegria pela família. “É uma coisa que não se paga”, comemora. 

Coleta de Resíduos

A coleta de resíduos atua junto à equipe de limpeza, seguindo um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde. “Esse plano determina todo o fluxo dos materiais descartados, horários adequados e o melhor trajeto dentro da instituição. Os resíduos não podem, por exemplo, cruzar com a dieta dos pacientes no caminho até as unidades”, explica a chefe da Hotelaria Hospitalar.

Roberto e outros doze funcionários do setor separam os resíduos de acordo com o que pode ser reciclado e o que é contaminante. Como conta Camila, é preciso ter atenção desde o momento da coleta nos setores até depositar os materiais no abrigo externo. Além disso, eles também retiram das unidades de internação as roupas utilizadas pelos pacientes e equipes, para que sejam encaminhadas para higienização. 

“O que eu penso é que é um trabalho que a gente tem que fazer. Alguém tem que fazer”, enfatiza o servidor, orgulhoso. “Na verdade, a gente faz pelas pessoas, pelos pacientes”.

Texto e fotos: Aline Jasper


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