CA de Engenharia Civil promove bate-papo sobre mulheres na área

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil Valfrido Martins da UEPG (CAVAM) realiza na próxima segunda-feira (03) o bate-papo “Mulheres na Engenharia e o papel dos homens na mudança do cenário atual”. O objetivo do evento é discutir a presença de mulheres no campo da Engenharia e como os homens podem contribuir em criar um curso receptivo para todos e todas. O bate-papo é on-line e começa a partir das 19h30.

O debate será após o bate-papo “Dos vinte aos Trinta”, que também discutiu a presença de mulheres no campo da engenharia. “No primeiro momento, fizemos um bate-papo aberto apenas para mulheres, para criar um lugar de conforto em que todas pudessem se abrir”, conta Lorena Schafranski da Silva, presidente do CAVAM. “Chegamos a esse tema por uma questão de necessidade mesmo, após um caso de assédio que estourou na cidade”, continua. “Uma das nossas professoras percebeu a necessidade que as meninas tinham de conversar e relatar tudo isso”, complementa.

Entretanto, o debate promovido na próxima segunda-feira (03), é aberto para todos. “Agora decidimos trazer os homens para a conversa, pois precisamos que eles mudem a realidade atual da profissão”, explica Schafranski. “Eles precisam ouvir o que todas têm para falar sobre esse assunto e nós decidimos tentar abrir os olhos deles”, esclarece.

O evento terá como debatedores a arquiteta e professora Nisiane Madalozzo, a psicóloga Aryane Wosniak, a engenheira civil e professora Andressa Gobbi e os engenheiros civis e professores Carlos Emmanuel Lautenschläger e Helenton Carlos da Silva. As inscrições podem ser realizadas através do formulário e o link do bate-papo será disponibilizado no perfil de Instagram do CAVAM.