Ciclo de debates promove diálogo com professores do Uruguai

Nesta quinta-feira (23), às 19h30, acontece o segundo encontro do Ciclo de Debates em História Intelectual com a presença dos professores Natália de Oliveira (UFMS/UEPG), Antonio Romano e Gerardo Garay, docentes da Universidade da República do Uruguai (UDELAR).

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Estudos História, Intelectuais e Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UEPG, e visa discutir as relações entre o Estado e o trabalho intelectual através de um bate-papo pelo Google Meet. “O tema do segundo encontro Intelectuais e Estado, circunscreve-se na discussão entre a produção intelectual e as relações de poder e, mais especificamente, com o Estado”, afirma a professora Maria Julieta Weber, organizadora do ciclo. Weber destaca a importância deste tema atualmente e seu alcance continental. “Ainda que se abordem diferenciados contextos e lugares, a discussão é fundamental para o momento vivido, pois abre possibilidade para se compreender com mais profundidade diferenciadas abordagens que envolvem os intelectuais na história da educação, tanto no Brasil como na América do Sul” afirma.

O ciclo compõe algumas atividades referentes ao Convênio CNPq entre a UEPG, a UNESPAR e a UDELAR. O cronograma de atividades prevê encontros até novembro deste ano. As transmissões e a agenda de atividades podem ser acompanhadas na página do Facebook do GEPHIED.

Texto: Julio César Prado      Foto: Julio César Prado