Boletim jornalístico acompanha combate à pandemia nos Campos Gerais

Próximo de completar 60 edições veiculadas na rádio comunitária Princesa FM e disponível no Soundcloud, o boletim informativo diário Covid19, do curso de Jornalismo da UEPG, passa a abrir espaço para entrevistas com prefeitos e secretários de municípios da região. A iniciativa emergencial de extensão acontece de forma totalmente on-line desde abril e integra atividades complementares ofertadas pelo Departamento de Jornalismo e também pelo Mestrado em Jornalismo da instituição durante a pandemia.

O primeiro entrevistado nesta nova fase do boletim foi o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, que conversou com a repórter Emanuelle Soares, do terceiro ano de Jornalismo. “Os gestores públicos são primordiais para o combate ao vírus, por isso é importante questionar como cada cada prefeitura tem atuado para segurar o contágio”, diz a estudante. O município registra três óbitos por Covid-19 e apresenta aumento no número de casos de pessoas infectadas nos últimos dias.

Outros temas abordados pelo informativo ao longo de dois meses e meio de trabalho foram ensino a distância, auxílio emergencial, medidas de isolamento, restrições ao comércio e a ocupação de leitos de UTI nos hospitais em Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Há dois meses, a edição do dia 4 de maio destacava o serviço online de denúncia de violência contra a mulher, em função das dificuldades para a notificação do crime nesse período. No início de junho, por sua vez, a produção noticiou aumento de casos da doença em Jaguariaíva.

Além de repórteres, estudantes desempenham a função de edição jornalística na produção experimental. “A experiência de uma produção diária é desafiadora e contribui para a nossa formação como jornalistas, ao mesmo tempo que leva informação de qualidade ao público”, fala a acadêmica do 3° ano, Daniela Valenga.

Informação de apelo local e comunitário

“Desde abril deste ano, quando a pandemia do novo coronavírus começou a avançar com mais força, a UEPG, também através do curso de Jornalismo, buscou contribuir no combate à doença. Dessa forma, nasceu mais uma parceria entre o curso de Jornalismo e a Princesa FM, rádio comunitária do bairro Nova Rússia”, explica o jornalista responsável na emissora, Luiz Carlos Dzulinski. Ele entende que o boletim, veiculado de segunda a sexta-feira, tem sido uma ferramenta importante de informação e de alerta sobre os cuidados que a população deve ter em relação à Covid19. “Parcerias dessa natureza são fundamentais, tanto para levar informação segura e de qualidade para a população quanto para contribuir com a formação de futuros jornalistas”, diz Dzulinski.

O professor Rafael Schoenherr lembra que a iniciativa surgiu inspirada pela leitura do ebook ‘Covid-19 e a Comunicação: um guia prático para enfrentar a crise’, manual produzido pelo Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “A partir daí, reunimos uma equipe de voluntários e passamos a planejar o formato, dada a carência por informação precisa e local frente um cenário de desorientação muito forte”, avalia.

O boletim Covid19 vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, no programa Manhã Comunitária, da rádio Princesa Fm. As edições também podem ser acessadas na plataforma Soundcloud.

Para acessar e ouvir o boletim Covid19 no computador ou no celular:

Rádio Comunitária Princesa FM (87.9 Mhz)

Manhã Comunitária, a partir das 9h.

Texto: divulgação (Rafael Schoenherr)          Foto: Luciane Navarro