No mês do Bibliotecário, profissionais da Bicen-UEPG lembram desafios da profissão

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Ao longo dos mais de 50 anos de existência, a Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG) passou por transformações para atender a comunidade acadêmica. Para acompanhar as alterações, a equipe da Bicen-UEPG precisou se adaptar e buscar novas formas de atendimento. Com seis bibliotecárias, hoje, a Biblioteca conta com uma equipe que está em sintonia com as mudanças da profissão. Em comemoração ao Mês do Bibliotecário, as profissionais compartilham suas histórias e refletem sobre o trabalho.

A biblioteca como espaço de trocas

Para a diretora da Bicen, Eunice Silva de Novais, o trabalho na biblioteca oferece a chance de conhecer pessoas novas e se envolver com a Universidade de uma forma direta. “A biblioteca não tem só a função do conhecimento, mas também a parte afetiva. A biblioteca deve ser um espaço de acolhida, é isso que marca na lembrança do acadêmico”, pensa.

Com o retorno dos acadêmicos à Bicen, Eunice aponta para a necessidade de repensar o uso do espaço da biblioteca. “Hoje, a preocupação não é só com o material, mas sim com o aspecto humano. O contato direto com o público no ambiente da biblioteca é fundamental, nunca vai deixar de existir”, pontua.

Além de suas funções como diretora, Eunice trabalha uma vez por semana nas mesas de atendimento da Bicen. “Precisamos criar um espaço que o aluno chegue e fique à vontade e que ele tenha um espaço de convivência. Toda biblioteca deve pensar não só em oferecer um lugar para estudos e silêncio, mas também um lugar de troca de ideias e lazer”, adiciona. O contato direto oportuniza à Eunice compreender como o espaço da Bicen é utilizado, além de conhecer a comunidade universitária.

Contato direto

O desenvolvimento de novas tecnologias pode desestimular a visita à biblioteca física, Ivani da Silva, do Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações. “Então precisamos buscar mais atrativos para que as pessoas não venham só pelo livro, mas que também vejam na biblioteca um lugarzinho para ter um momento de paz ou trocar ideias com outras pessoas”, expressa.

“A missão do bibliotecário é levar informação ao usuário e contribuir para a formação acadêmica”, reflete a bibliotecária Joseani Maria Ferro Alves, chefe da Divisão de Circulação e Empréstimo. Alves também enaltece o setor que atua, o de atendimento. “Eu sempre gostei de estar no atendimento e prefiro estar em contato com o usuário. Estou na etapa final do serviço, onde tudo acontece, no coração da biblioteca”.

O atendimento direto da Bicen não envolve apenas o empréstimo de livros, mas também foca em orientações para uso de acervos online e normalização de trabalhos científicos. Durante a pandemia, este serviço precisou ser realizado de forma remota. “Foi um serviço muito importante realizado por nós ao longo da pandemia”, conta Angela Maria de Oliveira, do Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações. Mesmo no regime presencial de atividades, parte dos atendimentos também serão feitos pelo regime remoto.

“Hoje, para atender as solicitações de informação, a biblioteca procura trabalhar mais com o virtual. Então, a gente vê que a profissão tem se ajustado às novas tecnologias, no entanto, ela nunca vai deixar de ter o contato face a face”, afirma Maria Luzia Fernandes Bertholino, chefe da Seção de Tratamento da Informação. 

Atividades remotas

Para Angela e Ivani, as orientações e os auxílios com a comunidade acadêmica continuaram de forma remota, já em outros setores, foi necessário mais tempo para se adaptar. “No início da pandemia, os professores e os alunos me questionava constantemente se a Bicen tinha acesso a plataformas de e-books e outros acervos digitais”, lembra Eunice.

Conforme avançaram as atividades remotas, a Bicen-UEPG participou da elaboração de um consórcio com as Bibliotecas das Universidades Estaduais do Paraná. O consórcio realizou um levantamento de plataformas e, com recursos do Governo do Estado do Paraná, foi adquirido o acesso ao sistema Minha Biblioteca, já disponível pela Bicen.

“Teve todo um empenho no coletivo para que este consórcio pudesse acontecer e hoje podemos afirmar que a Biblioteca Central da UEPG conseguiu uma grande conquista para a comunidade acadêmica da região”, comemora Eunice. Posteriormente, a Bicen também adquiriu acesso a outras plataformas, como a Saraiva Jur, com mais de 2 mil títulos específicos para a área de Direito.

Processo de virtualização

Maria Luzia entende que a pandemia deixou evidente a necessidade do atendimento ser virtualizado. “Seja pelo WhatsApp ou pelo e-mail, nós não deixamos de oferecer os serviços da biblioteca”, pontua. “O material impresso ainda vai existir por um longo tempo, a gente vê as novas gerações evoluindo e a profissão de bibliotecária precisa encarar esse grande desafio de acompanhar a migração para o digital”, completa Bertholino.

Em suas orientações, Ivani percebe que os acadêmicos têm cada vez mais facilidade e acesso a acervos digitais, mas destaca que a essência do trabalho continua a mesma. “Sempre vai existir na essência do nosso trabalho a busca pelo livro na prateleira, ajuda para localizar algum acervo físico entre outras funções, mas não podemos ficar atrás, a tecnologia vem para mostrar que a gente pode fazer muito mais e que a gente pode atingir um maior número de pessoas”, considera. “Muda o suporte, mas não muda a essência”, brinca Maria Luzia.

Mesmo com as inovações tecnológicas, as bibliotecárias da Bicen continuam  a cuidar e proteger o acervo físico da instituição. “Sempre vai caminhar junto o impresso e o online, um complementa o outro e dessa forma o acervo se enriquece e se renova constantemente”, finaliza Eunice.

Histórico

Angela Maria de Oliveira é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 26 anos. Ingressou na instituição em agosto de 1995 e atualmente trabalha no Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações. Angela representa a UEPG no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB14-ABNT).

Eunice Silva de Novais é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 25 anos. Ingressou na instituição em junho de 1996 e atualmente é diretora da Biblioteca Central da UEPG. Eunice também trabalha uma vez por semana no setor de atendimento.

Ivani da Silva é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 26 anos. Ingressou na instituição em agosto de 1995 e atualmente trabalha no Setor de Referência e Normalização de Teses e Dissertações.

Josiane Maria Ferro Alves é natural de Londrina  (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 26 anos. Ingressou na instituição em agosto de 1995 e atualmente trabalha como Chefe da Divisão de Circulação e Empréstimo.

Maria Luzia Fernandes Bertholino é natural de Londrina (PR) e atua como bibliotecária na UEPG há 29 anos. Ingressou na instituição em maio de 1993 e atualmente trabalha como Chefe da Seção de Tratamento da Informação.

Vera Lucia Braga da Silva completa a equipe de bibliotecárias. Londrinense, Vera completa 28 anos de UEPG em abril e atualmente trabalha no campus Central. Ela também auxilia na organização e atualização do acervo de periódicos. Como suas colegas, Vera acompanha a evolução dos arquivos abertos e busca fontes virtuais que possam contribuir para ampliar os recursos bibliográficos da Bicen.

Texto: Julio César Prado e William Clarindo | Fotos: William Clarindo

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