Associação dos Museus dos Campos Gerais define primeira diretoria

Na próxima segunda-feira (21), inicia a programação da 14ª Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em transmissão on-line do Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será oficializada a criação da Associação dos Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG), com a escolha da primeira diretoria.

“A consolidação da entidade tem a ver com a vitalidade das ações culturais, educativas e sociais dos Campos Gerais e isso fortalece a identidade regional”, diz o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira e diretor de cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Waldir Santos Joanassi Filho.

A união das instituições atende a uma demanda por mecanismos de apoio, qualificação e atualização dos corpos técnicos. A entidade tem como objetivo contribuir para a formação de um calendário conjunto de eventos científicos, culturais ou festivos, além de mediar a busca e captação de recursos destinados à melhoria da infraestrutura das instituições. Outra finalidade é a de elaborar pareceres técnicos, pedagógicos e acadêmicos relacionados à museologia e arquivística no contexto de atuação de Associação.

O diretor geral do Museu Campos Gerais, Niltonci Batista Chaves, destaca que a iniciativa tem apoio da UEPG tanto institucional quanto no amparo científico. “Uma associação representa também maior interação de espaços e casas da memória com os processos de pesquisa, com a oferta de cursos, em parcerias para eventos ou inserção de pesquisadores em campo. A universidade pode conseguir, com o conhecimento dessas instituições, um ganho de qualidade sobre acervos, ações educativas e exposições”, salienta. O professor lembra que a associação vem sendo organizada desde abril, em conversas com diretores de instituições de Ponta Grossa, Palmeira, Ipiranga, Telêmaco Borba e também pela direção de cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG Cultura).

A Associação tende a ampliar a rede de comunicação entre museus e espaços de memória, o que deve intensificar práticas de cursos e palestras do campo museal, algo pouco difundido na região. Essa é a expectativa da historiadora Samara Lima, do Centro Cultural Castrolanda. “Eu vejo a criação da Associação como uma forma de diálogo entre as instituições culturais dos Campos Gerais. Temos proximidades físicas e históricas, mas ao mesmo tempo estamos distantes, pouco dialogamos e conhecemos sobre os trabalhos de cada instituição. O intuito é estreitar esses laços, permitir que os espaços culturais e os profissionais desenvolvam suas redes de contatos, gerando novas experiências e oportunidades”, afirma.

Confirmaram presença na cerimônia on-line a reitoria da UEPG, pró-reitores, o coordenador de museus universitários da Seti, Renê Wagner Ramos, entidades culturais, diretorias de museus de Curitiba, de Londrina e gestores de museus e casas da memória dos Campos Gerais. Também já estão inscritos no evento mais de 100 estudantes e docentes de 11 instituições de ensino superior de dez áreas de conhecimento.

A conferência ocorre na segunda-feira, às 19h, via plataforma Google Meet, mediante inscrição prévia pelo site do MCG ou diretamente no formulário eletrônico. As atividades do MCG na 14ª Primavera dos Museus se estende até a quinta-feira (24), com palestras e debates no período da tarde. As inscrições para interessados encerram no domingo (20) e o evento é inteiramente on-line.

Clique aqui para efetuar sua inscrição.

Texto: Museu Campos Gerais         Adaptado por: Julio César Prado          Foto: Luciane Navarro