Associação Abrace organiza festa julina drive-thru

A Associação Abrace do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) promoveu uma festa julina drive-thru nesta sexta-feira (31). O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de embalagens descartáveis utilizadas para servir as marmitas na ala Covid-19.

A Presidente da Associação Abrace Fabiana Bucholdz Teixeira explica que “após a pandemia, tudo passou a ser embalado em recipientes descartáveis para evitar a contaminação. Como antes não fazíamos uso dessas embalagens no HU-UEPG, não havia previsão de compra do item”.

Ao todo, a instituição serve 500 refeições diárias nesses recipientes e pretende adquirir aproximadamente 45 mil embalagens descartáveis. “Como o processo de licitação é burocrático e demorado, nós realizamos a festa julina para auxiliar a instituição. A Associação Abrace existe justamente para fomentar ações em prol do hospital e trazer respostas mais rápidas”, explica Fabiana.

Para evitar aglomerações e por medida de segurança, o evento aconteceu no formato drive-thru. Os itens vendidos pela internet foram entregues pelo carro. Quem passou pelo local para retirar a encomenda, recebeu um kit com milho de pipoca, bolo de fubá, quentão, doces juninos, amendoim praliné e um recado especial feito à mão.

A residente Emanuely Girotto conta que a ideia de organizar a festa julina surgiu em uma conversa informal e que todo o processo foi realizado em equipe. “Pensamos em montar um kit individual para que uma pessoa comesse bem. Primeiro desenvolvemos o planejamento e depois colocamos a mão na massa. Compramos os itens, higienizamos tudo por conta do Coronavírus e montamos os kits com muito carinho. Os agradecimentos foram escritos à mão e as bandeirinhas também são manuais, fizemos tudo com muito cuidado e amor”, afirma.

A Presidente da Associação reforça a intenção de compartilhar amor com as pessoas que estão vivendo esse momento difícil de pandemia. “Além do lado financeiro, queremos levar um pouco de carinho para quem vai fazer a sua festa em casa e também conscientizar as pessoas para que permaneçam em isolamento”, diz.

Segundo a docente Clóris Regina Blanski Grden, essa ação, como tantas outras do Abrace, é extremamente relevante por fortificar os integrantes, a própria Associação e também, por contribuir com o Hospital Universitário. “Eu sempre digo que ajudar faz bem, estimula e faz as pessoas se sentirem úteis. Essa é uma corrente do bem e quem contribui com a Associação, além de ajudar o HU-UEPG, ainda leva um lindo kit para desfrutar com a família”.

O evento, realizado no Campus Uvaranas na última quarta-feira e no Campus Central hoje, foi organizado pela Presidente da Associação Abrace Fabiana Bucholdz Teixeira e pelos residentes do Hospital Raphael Augusto Antunes, Fernanda Neves de Jesus, Jéssica Rodriguez Lara e Emanuely Girotto.

Sobre a Associação Abrace do HU-UEPG

A Associação Abrace foi inaugurada em 2018 com o objetivo de fomentar ações em prol do Universitário Regional (HU-UEPG). “Nesse período de emergência na saúde pública, a Associação está ainda mais envolvida com o propósito de apoiar o HU, sendo que o mesmo é referência no atendimento de pacientes com Covid-19 na região do Campos Gerais”, reitera o residente Raphael Augusto Antunes.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen