Apiesp aguarda assembleias sindicais, após reunião com comando de greve

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e representantes do Comando Estadual de Greve se reuniram remotamente nesta sexta-feira (02). Na oportunidade, a Apiesp relatou a negociação estabelecida entre a entidade e os Secretários Chefe da Casa Civil; de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); e da Administração e Previdência (Seap).

O presidente da Apiesp, Miguel Sanches Neto (UEPG), historiou a tramitação dos planos das carreiras universitárias nos órgãos do Governo do Estado do Paraná. Sanches também destacou um novo andamento da proposta docente, segundo informação recebida hoje do Secretário Aldo Nelson Bona. A Seap encaminhou o Plano de Carreira Docente para a Casa Civil, que realizará a análise técnica. A Apiesp considera que esta movimentação do processo é uma sinalização de que o Governo, com o retorno das atividades, dará imediatamente continuidade à tramitação. O presidente da Apiesp finalizou a reunião dizendo que até esta data a Associação negociou com várias instâncias do Governo, mas que daqui para frente depende das decisões do movimento.

Os representantes do Comando de Greve apresentaram questionamentos sobre a posição do Governo, os quais foram respondidos pelas reitoras e pelos reitores. Estas informações devem pautar as discussões nas assembleias.

O Comando Sindical Docente reúne as seções sindicais do Andes nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar).

Foto: Julio César Prado