Antigo PDE passa a ser Centro Integrar

O Centro Integrar, órgão vinculado a Pró-Reitoria de Graduação, irá funcionar no prédio que, anteriormente, abrigava o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Conforme explica Cristiane Woytichoski, coordenadora do Centro Integrar, a estrutura contará com amplo espaço e atenderá as necessidades dos cursos de licenciatura e da pós-graduação de ensino. “Nós também vamos fazer a promoção de cursos e eventos da formação continuada de professores da educação básica e superior e da graduação e pós como um todo. Além disso, mediante disponibilidade de horário, será possível agendar cursos e eventos organizados por núcleos regionais de educação, secretaria municipal de educação, entre outras instituições”, conta.

“Com esse Centro teremos a integração das Licenciaturas. Em 2020, buscaremos conhecer e sistematizar as propostas e projetos que as Licenciaturas já possuem e propor novas articulações para que beneficiem tanto a comunidade interna quanto externa, em relação à formação de professores”, diz Cristiane.

Para promover o diálogo e ações em relação à formação docente, o Centro Integrar irá concentrar os seguintes programas e projetos: Comissão Permanente das Licenciaturas (COPELIC); Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); Programa Institucional de Bolsa de Residência Pedagógica; Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR); Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); Programa Docência no Ensino Superior (DES); Mestrados em ensino.

O objetivo para os próximos anos é  ampliar as parcerias com as redes de ensino, garantir a efetivação das propostas de formação promovendo e concentrando o diálogo entre todas as ações da UEPG que envolvam a formação inicial e continuada de docentes.

Segundo Cristiane, “a partir do dia 03 de fevereiro voltaremos com as atividades, com a agenda aberta para receber as demandas. Para realizar o agendamento, os interessados podem entrar em contato pelo número 32203441”, informa.

Texto: Vanessa Hrenechen /Imagem: Luciane Navarro