Alunos de Química realizam visita técnica na Itaipu Binacional

No dia 22 de novembro, os alunos da disciplina de Energias Renováveis do curso de Bacharelado em Química Tecnológica realizaram uma visita técnica ao Centro Internacional de Energias Renováveis (Biogás), ao Núcleo de Pesquisa em Hidrogênio e ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Baterias Industriais, localizados no Parque Tecnológico da Usina de Itaipu Binacional. Na ocasião, os acadêmicos também visitaram a Usina de Itaipu,  com acesso a uma das unidades geradoras de energia e ao Centro de Supervisão e Controle do local.

De acordo com as professoras Sandra Regina Masetto Antunes e Maria Elena Payret Arrúa, “as visitas técnicas complementam as atividades desenvolvidas na disciplina Energias Renováveis, do terceiro ano da grade curricular do Curso. Pelas visitas os acadêmicos podem adquirir conhecimentos, em tempos reais, sobre os avanços tecnológicos praticados em indústrias e centros de excelência em pesquisa, tornando-se então de extrema valia para a sua formação”, ressaltam.

“Com o objetivo de aperfeiçoar a formação profissional dos acadêmicos a visita técnica é um excelente recurso de ensino, pois ajuda tanto na motivação como no despertar do interesse discente. A visita proporcionou aos alunos relacionar conteúdos vistos em sala de aula com situações práticas dentro da empresa. Essa saída do ambiente acadêmico para o ambiente profissional permite uma formação mais ampla, pois possibilita ao aluno observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, conhecer os processos, sua dinâmica e organização. Além disso, a visita foi importante para o aluno conhecer o mercado de trabalho, obter conhecimentos extracurriculares, e fazer contatos profissionais e abrir portas para estágios”, como explica a Professora Patrícia Los Weinert, coordenadora do curso de Bacharelado em Química Tecnológica. Os estudantes foram ainda acompanhados dos professores Suellen Aparecida Alves e Éder Carlos Ferreira de Souza, do Departamento de Química.

Texto e foto: divulgação