Acadêmicos da UEPG recebem premiação em evento de iniciação tecnológica

Cinco estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram premiados, nessa quarta-feira (09), pelos trabalhos desenvolvidos para o décimo Encontro Anual de Iniciação Tecnológica (EAITI). Foram reconhecidos as pesquisas dos acadêmicos e categorias: Andre Afonso Serenato (Engenharias), Emily Nascimento (Ciências Exatas e da Terra), Laura Borato Bechtold (Ciências da Saúde), Lucas Wolf De Oliveira (Ciências Agrárias) e Mariana Ingles Dos Santos (Ciências Biológicas). O evento foi on-line no canal do Youtube da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Para Rodrigo Rodrigues Matiello, diretor de pesquisa da Propesp (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação), as conquistas demonstram o potencial da UEPG no desenvolvimento de novas tecnologias. “Este brilhante resultado alcançado pelos nossos alunos do PIBID nas diferentes áreas do conhecimento, demonstra o nível tecnológico desenvolvido nos nossos projetos. O resultado também reforça o papel da UEPG como geradora de novas tecnologias que vão auxiliar o terceiro setor e a comunidade”, afirma.

O tema central do X EAITI foi “O papel da universidade na formação de empreendedores”. O evento debateu como o ambiente acadêmico pode incorporar e incentivar a cultura empreendedora tão disseminada nos meios sociais e requerida para a colaboração com o setor produtivo. O evento foi organizado pelas universidades estaduais paranaenses para divulgar trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e, assim, incentivar as ações de inovação, de desenvolvimento tecnológico e de empreendedorismo entre alunos e professores.

Confira a lista dos acadêmicos e orientadores da UEPG premiados no evento:

1º Lugar em Ciências Exatas e da Terra

Autora: Emily Nascimento Leite

Orientadora: Sandra Regina Masetto Antunes

Título: Síntese e caracterização de hidróxidos duplos lamelares

2º Lugar em Ciências da Saúde

Autora: Laura Borato Bechtold

Orientador: Fábio Andre Dos Santos

Título: Obliteração de túbulos dentinparios com hidroxiapatita nanoparticulada obtida a partir de fonte biodegradável (Cascas de Ovos: Estudo In Vitro)

2º Lugar em Ciências Agrárias

Autor: Lucas Wolf De Oliveira

Orientador: Rodrigo Rodrigues Matiello