Acadêmicas de serviço social realizam palestra sobre bullying, racismo e lgbtfobia

Na sexta-feira (13) as acadêmicas de Serviço Social Anna Ringvelski, Brenda Correa e Raiane Chagas realizaram, durante o período da manhã, palestra na Escola Estadual Professora Sirley Jagas sobre as temáticas: bullying, racismo, e LGBTfobia.

Essa atividade foi desenvolvida pelos Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescências (NEPIA) e Núcleo de Estudos, e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ). A ação surgiu a partir de um projeto interno dos alunos da referida escola, os quais perceberam a importância de discutir as temáticas referentes às possíveis violências sofridas no ambiente escolar.

O objetivo da atividade extensionista é dialogar com os adolescentes por meio da exposição de conteúdos e conversa com alunos. Destaca-se o protagonismo dos adolescentes que participaram desde a organização do evento até o envolvimento durante a palestra realizada pelas acadêmcias da UEPG. Participaram do evento, aproximadamente, 150 adolescentes dos 8º e 9º anos da Escola Sirley Jagas.

Segundo a professora o curso de Serviço Social, Cleide Lavoratti, a relevância desse trabalho no ano de comemoração dos 30 anos do Estatuto da Criança e Adolescente é ainda maior, “ações como essas podem trazer reflexões fundamentais sobre os direitos previstos no Estatuto, contribuindo com  o fortalecimento e defesa dessa legislação pelos próprios usuários das políticas públicas voltadas à infância e juventude”, afirma.

Texto e foto: divulgação