Abrace o HU e HU-UEPG realizam ações de conscientização no Outubro Rosa

Para celebrar o Outubro Rosa, a associação Abrace o HU organizou a campanha de conscientização “Você bela e saudável”, no Hospital Universitário Regional (HU-UEPG). Na última sexta-feira (23), a equipe entregou um conjunto de materiais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. “Nós vendemos um combo, com uma sacolinha rosa em alusão ao laço que é símbolo da campanha, contendo produtos e informativos a respeito da saúde e beleza da mulher. Os combos produzidos arrecadaram cerca de R$3500,00, e parte deste valor será revertido na compra de materiais para o setor da Covid-19″, conta um dos integrantes do Abrace o HU e residente do hospital, Raphael Augusto Antunes.

Segundo Ines Chuy Lopes, chefe da divisão de serviço social do HU-UEPG, o Hospital Universitário lançou a hashtag “HU Rosa” para abordar o tema. “Como esse mês foi atípico em comparação aos outros anos, não pudemos realizar nenhum evento presencial. Por isso, buscamos chamar a atenção nas redes sociais. As equipes tiraram fotos e postaram nas suas redes. Mas para além do outubro rosa, nós acreditamos que é necessário que a mulher olhe para si, conheça o seu corpo e se cuide o ano todo”, diz.

Ines acredita que a mulher deve ficar atenta tanto para a saúde física, quanto mental e espiritual. “Reforçamos a necessidade da mulher prestar atenção na sua saúde, se amar, se cuidar e frequentar o médico ou a unidade básica de saúde para fazer os exames periódicos. Além de observar o seu corpo, é necessário procurar os recursos da rede de atendimento à saúde e a rede de atendimento socioassistencial para cuidar de si o ano inteiro”, afirma.

A coordenadora da educação continuada e ambulatório do HU-UEPG, Ligia Giorgi Nicodemo, destaca a necessidade de acompanhamento constante. “O Outubro Rosa foi criado com o intuito de reforçar a informação e educação sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do exame preventivo. Isso porque, caso a doença seja tratada logo no início, há maiores chances de cura”. Ligia explica o motivo da mulher fazer o autoexame. “Isso é importante para elas conhecerem o próprio corpo e serem capazes de notar precocemente qualquer alteração visível, como nódulos e/ou secreções. Ao identificar qualquer mudança, é importante que a mulher busque atendimento médico o mais breve possível. Além do autoexame, é fundamental a mamografia já que nem sempre as alterações iniciais são perceptíveis”, informa.

Texto: Vanessa Hrenechen