Emails UEPG terão acesso a ferramentas Google a partir de segunda (4)

Compartilhe

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa finaliza a migração dos emails institucionais para plataforma Google neste final de semana. A partir do dia 4 de  maio, todos os usuários da UEPG terão suas contas no Gmail. A senha e login no formato nome@uepg.br continuam os mesmos.

Com a migração, o usuário terá acesso a ferramentas como o Google Meet, que transmite chamadas de vídeo com várias pessoas ao mesmo tempo, com recursos de áudio, vídeo, apresentação de documentos e chat. O recurso foi utilizado na terça-feira (28) para reunir virtualmente os alunos e autoridades que participaram da formatura antecipada da turma de Medicina 2020. Outras aplicações do G-Suite estarão disponíveis, Google Drive para armazenamento de arquivos; o Google Docs para edição de documentos e planilhas.

“É importante ressaltar que toda conta de usuário da UEPG também será uma conta Google, ou seja, não será necessário criar contas individuais no Gmail para ter acesso aos serviços providos pelo Google”, detalha o diretor do NTI, Luiz Gustavo Barros.  Ele complementa que a modernização da infraestrutura dos serviços de e-mail da UEPG é necessária e está alinhada às práticas de outras IES do Estado. “Universidade Estadual de Londrina, Unicentro e Universidade Estadual de Maringá já têm e-mails do Gmail”, diz. O diretor lembra que outras grandes instituições como Unicamp, USP e Unesp utilizam serviços do G Suite.

A principal vantagem, de acordo com Barros, é a consolidação dos serviços em uma única plataforma. “O Gmail é utilizado por milhões de usuários, atualizada constantemente e com alto nível de segurança e de proteção dos dados”, diz. Barros antecipa que no futuro próximo, todas as contas de usuário da UEPG também serão contas Microsoft. “Os usuários terão acesso ao Microsoft Office 365, com aplicativos de uso habitual como o Word, Excel e PowerPoint”.

Até o momento, desde que o processo de migração começou em novembro, 1116 contas de email institucional foram migradas a pedido dos usuários. Dúvidas sobre o processo podem ser tiradas por chamado em https://suporte.uepg.br ou mensagem para suporte@uepg.br.

Texto e fotos em destaque: Luciane Navarro

Compartilhe

 

Skip to content