Palestra aborda a formação do atleta de Futebol

Compartilhe

Nesta quarta-feira (12), os acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da UEPG acompanharam uma palestra sobre as “Questões do processo de formação do atleta de Futebol” com o consultor da Confederação Brasileira de Futebol para categorias de bases, Próspero Brum Paoli.

A atividade, que faz parte da semana de acolhida dos calouros, é promovida pelo departamento de Educação Física com o apoio da Coordenadoria de Desportos e Recreação e do Operário Ferroviário Esporte Clube.

Durante a manhã, Próspero reforçou a importância de o conhecimento adquirido na graduação não ficar apenas dentro dos muros da Universidade, mas ser compartilhado de forma ampla. O palestrante abordou a entrada do atleta no futebol, questões metodológicas e os conteúdos envolvidos no processo de formação.

“O futebol é um jogo tático que possui duas etapas, uma cognitiva e outra motora. Na primeira, o jogador identifica o problema e precisa encontrar uma solução, iniciando a fase motora, quando o atleta precisa tomar as decisões e agir. Tudo isso exige inteligência”, afirma.

O acadêmico Anderson Sprenger Valus, que já jogou no time de base do Operário, reforçou a relevância da palestra para os alunos e futuros profissionais em Educação Física. “O esporte mudou muito, não é apenas saber correr e chutar a bola, mas é necessário avaliar o outro time, interpretar as táticas e saber tomar decisões”, diz.

 


Compartilhe

 

Skip to content