Jornalismo UEPG inicia 7º Colóquio Mulher e Sociedade nesta segunda-feira (28)

O 7º Colóquio Mulher e Sociedade, evento do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), inicia as atividades nesta segunda-feira (28) . O evento é promovido pelo Mestrado em Jornalismo e projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã. Promovido pela primeira vez em formato remoto, a encontro acontece até 30 de junho. O Colóquio ocorre em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e com apoio da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

Com o tema “Desigualdades de gênero e interseccionalidade: os direitos humanos em tempos de crise”, o Colóquio aborda os impactos sociais da pandemia da Covid-19 a partir de marcadores de gênero, raça, classe, sexualidade, entre outros, refletindo sobre a garantia dos direitos humanos em um cenário de crise. “É preciso refletir sobre as desigualdades, as discriminações e também as resistências que se apresentam para as mulheres, por isso, o Colóquio traz experiências de vida e de pesquisa em torno de distintas realidades”, observa a professora Karina Janz Woitowicz, uma das coordenadoras do evento.

Criado em 8 de março de 2012, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Colóquio visa propiciar um diálogo entre academia e sociedade, oportunizando um espaço de reflexão e debate em torno das questões de gênero em uma perspectiva interseccional. A programação reúne painéis de debates e apresentação de artigos científicos de diferentes áreas, com foco em estudos de gênero.

O evento é gratuito, disponibiliza certificação e não requer inscrição prévia. Os eventos que são abertos para o público serão realizados nas redes sociais do projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã. Além da programação do Colóquio, o público poderá acompanhar as atividades da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais. Neste ano, a Parada apresenta a temática de “Inclusão e Diversidade”, com debates sempre às 19h pelas redes de transmissão e abertos para todo o público.

Confira a programação completa:

Segunda-feira – 28/06

(Transmissão pelo Facebook e Youtube do projeto Elos e pelo Facebook do Mestrado em Jornalismo)

9h: Abertura do evento

9h15: Lançamento do livro “Vivências de mulheres no espaço e tempo da pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais”

• Georgiane Garabely Heil Vázquez
  • Joseli Silva
  • Karina Janz Woitowicz

9h30: Painel “Direitos humanos em tempos de pandemia: vida e luta das mulheres indígenas e quilombolas”

• María Cruz Tornay (Universidad de Huelva, Espanha)
  • Sandriane Lourenço (Organização da Juventude Indígena Pankará)
  • Geórgio Ítalo Ferreira de Oliveira (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos/Nepam-UFAM)