47º Fenata recebe 159 inscrições de 13 estados brasileiros

O 47º Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu inscrições de 159 peças de 13 estados brasileiros. Amanhã (13) os curadores se reúnem no Hotel Select Planalto para seleção das peças que integrarão a programação do Festival, que acontece de 22 a 27 de outubro em Ponta Grossa.

O período de inscrições encerrou em 30 de agosto e entre os Estados inscritos para seletiva, São Paulo participa com 62 peças, Santa Catarina com 16 e Rio de Janeiro com 12. A organização também destaca o grande número de grupos inscritos no Paraná, 49. Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo Santo, Goiás, Mato Grosso Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul também têm inscrições contempladas no edital com o resultado.

O trabalho de curadoria que será realizado nesta sexta-feira resultará na seleção de até 6 espetáculos na categoria Teatro Adulto; até 5 na categoria Teatro Infantil, Bonecos, Animação; até 5 espetáculos de Teatro de Rua. Outros 3 espetáculos serão selecionados para a mostra de Teatro Telmo Faria.  Para as apresentações de rua, que acontecem em espaços alternativos e escolas, também serão selecionadas até 3 peças. A Mostra Especial contará com 6 espetáculos itinerantes. A organização divulgará nos próximos dias os espetáculos convidados que farão a abertura e o encerramento e não competem no Festival.

A diretora de Assuntos Culturais da Proex, a professora Sandra Borsoi, esclarece que a equipe organizadora do Festival não participa desta seleção e não opina. “A curadoria é soberana, de acordo com o Edital do evento”, enfatiza.

Mostra competitiva

A mostra competitiva é composta pelas categorias Adulto e Infantil. “As companhias que integram estas categorias têm uma atividade muito enriquecedora de debate com jurados após as apresentações”, diz Borsoi. Os espetáculos que não participam da mostra competitiva são os de abertura, encerramento e Mostra Especial. A categoria Teatro Telmo Faria terá apresentações de espetáculos adultos convidados para a mostra no horário das 22h no espaço do Auditório B do Cine Teatro Ópera, com debate após as apresentações com participação de debatedores convidados, formato de conversa que também acontecerá depois dos espetáculos do Teatro de Rua.

Mostra Campos Gerais

A organização do Fenata destaca como um dos pontos fortes da programação desta edição a Mostra Teatro Campos Gerais, que reunirá grupos locais ou da região, inscritos, convidados ou voluntários, para apresentações em espaços alternativos e escolas com anfiteatros. “Esta categoria de espetáculos revela uma Universidade envolvida e engajada com o desenvolvimento da cultura regional. A Mostra Campos Gerais valoriza a nossa produção cultural e é uma vitrine importante para os talentos locais”, ressalta o reitor Miguel Sanches Neto.

Mostra Especial

Sandra Borsoi destaca que um dos objetivos da Mostra Especial é a formação de público para o teatro.  “A ideia é levar os espetáculos a instituições que não tem a possibilidade de ir aos teatros onde as apresentações acontecem, promovendo assim a inserção destes espaços no processo do despertar da fluência cultural através de atividades formativas e de democratização ao teatro, de forma gratuita”, enfatiza Borsoi. A Mostra Especial vai levar o teatro ao público carente das regiões periféricas de Ponta Grossa ao público portador de necessidades especiais.

O Fenata levará os espetáculos desta mostra a espaços como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos de Crianças com Deficiência (APACD), Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), Escolas Municipais de distritos pertencentes à Ponta Grossa, Hospitais, Associação de Proteção ao Autista (Aproaut), Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Escolas Estaduais e Municipais, Asilos, Creches, Capes, presídios.