47º Fenata inicia amanhã com 99 espetáculos pela cidade

Na 47ª edição, o Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa levará 99 espetáculos a diferentes espaços da cidade. De 22 a 27 de outubro, ruas, teatros e escolas locais recebem seis mostras do Festival. Além da quantidade e qualidade das peças, em 2019, o Fenata tem como destaques a inovadora montagem ‘Translúcido’, que abre a programação, e a peça de encerramento, ‘Processo de Conscerto do Desejo’, protagonizada por Matheus Nachtergaele.

Os espetáculos que integram seis mostras do Festival foram escolhidos entre 159 companhias de 13 estados brasileiros. A categoria Telmo Faria reúne quatro peças. A Mostra Adulto tem seis, contando com as peças de abertura e encerramento. A Mostra Campos Gerais, Teatro de Rua e Mostra Infantil exibem três espetáculos cada. A programação completa está disponível no site do festival no www.uepg.br/fenata.

O reitor, Miguel Sanches Neto, afirma que a cada Fenata se intensifica o compromisso da Universidade Estadual de Ponta Grossa com a arte e com a cultura. “Manter ativo um evento desta natureza, em tempos de cortes de verbas para a educação, é um ato heroico e por isso necessário”.

Os ingressos estão disponíveis no site yoingressos.com.br a R$20+taxas. As meias-entradas são R$ 10, disponíveis para estudantes, idosos, funcionários públicos e pessoas com deficiência. Os bilhetes também podem ser adquiridos diretamente na Proex, na rua Sant’Ana, 1019, em frente à Catedral de Ponta Grossa. Caso ainda haja ingressos disponíveis, haverá a venda nas bilheterias do Cine Teatro Ópera.

A organização lembra que os espectadores devem chegar ao Cine Ópera para assistir aos espetáculos antes das 20h, horário em que inicia a mostra e depois do qual não será mais possível a entrada. “Os portões fecham impreterivelmente e pontualmente às 20h, porque é uma mostra competitiva. A peça está sendo avaliada por um júri e a encenação não pode ser interrompida ou prejudicada”, destaca a coordenadora do evento, Sandra Borsoi.

A Pró-reitora de Extensão, Cloris Grden, pontua que esta edição do Fenata é muito especial para a Universidade na proximidade dos seus 50 anos. “Preparamos um Festival que traz o melhor do teatro nacional mas valoriza a produção  local”, diz Grden. “Para viabilizar este festival tão rico e tradicional, contamos com o apoio da Fauepg, que não mediu esforços para torná-lo possível”, complementa Grden.

Programação

Nesta terça-feira, 22 de outubro, o espetáculo ‘Translúcido’ iniciará a 47ª edição Festival Nacional de Teatro (Fenata). A peça, uma montagem da Companhia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), será a primeira do Festival, com abertura às 20h, no Teatro Ópera.

O evento, que reúne 99 espetáculos organizados em 6 mostras, acontece em diversos espaços da cidade. A mostra competitiva é composta pelas categorias Adulto e Infantil. Na categoria Adulto, as apresentações acontecem todas as noites no Palco A do Cine Teatro Ópera, às 20h. A Mostra Teatro Telmo Faria traz espetáculos que acontecem após a Mostra Adulta, de quarta-feira a sábado, às 22h no Auditório B do Cine Teatro Ópera.

A Mostra Infantil também faz parte da mostra competitiva e traz três espetáculos que se apresentarão no Cine Teatro Pax a partir de 24 de outubro. Um dos pontos fortes da programação desta edição, a Mostra Teatro Campos Gerais reunirá grupos locais e da região, inscritos, convidados ou voluntários. As peças da Mostra Infantil e Mostra Campos Gerais, que acontecem no Cine Teatro Pax e Escola Ceci, são gratuitas.

A Mostra Especial se dedica a levar espetáculos de teatro à variadas instituições de forma a atingir diferentes públicos que não tem a possibilidade de ir aos teatros. O Fenata levará os espetáculos desta mostra a espaços como APAE, CMEIs, Escolas Estaduais e Municipais, Asilos, Creches, Capes, presídios, entre outros.

Para encerrar o festival, no domingo (27), Matheus Nachtergaele encena, em ‘Processo de Conscerto do Desejo’, uma homenagem poética à mãe Maria Cecília Nachtergaele. No palco, o ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Rafael Belo, no violino. O repertório musical dá o tom do espetáculo, que já circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil.

O FENATA é uma realização da UEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania,com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, FAUEPG, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc.