Selecionado pelo Promific, 33º FUC terá novo formato em 2020

O projeto da 33ª edição Festival Universitário da Canção foi aprovado com a maior pontuação no Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), que oficializou ontem (19) as propostas selecionadas. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg), proponente do projeto, e Diretoria de Assuntos Culturais da Proex, serão responsáveis por lançar o Novo FUC a partir de agosto.

A novidade do FUC é a realização do Festival em duas novas categorias, uma estudantil – voltada aos alunos do ensino médio – e outra para músicos paranaenses. A primeira etapa, de acordo com a reformulação, envolverá as escolas na produção artístico-cultural do município. As visitas para divulgação nos estabelecimentos de ensino serão realizadas no segundo semestre de 2020, com participação dos alunos do Curso de Música da UEPG, sob coordenação da DAC-Proex.

O reitor, Miguel Sanches Neto, afirma que o novo formato do Festival está focado no jovem e na sua família, além de continuar atendendo às expectativas do público que tradicionalmente acompanha o FUC. “Assim, a UEPG se aproxima dos estudantes do ensino médio que, em breve, estarão no ensino superior, sem perder suas origens no meio universitário”, diz.

De acordo com o presidente da Fauepg, Sinvaldo Baglie, o FUC passa por uma reformulação com a proposta de se aproximar mais do seu público e criar novos públicos. “O Festival começa a assumir também um importante papel do fomento à produção musical junto ao público jovem. No seu novo formato, o FUC dá mais espaço à produção musical autoral paranaense. Além disso, aproxima a universidade da comunidade”, diz.

A organização prevê que, em março de 2021, sejam abertas as inscrições para o Festival. A direção geral do Festival será de responsabilidade de Sandra Borsoi, com coordenação artística de Adriana Rodrigues Suarez e direção musical de Thiago Xavier de Abreu.

Texto: Luciane Navarro   Fotos: Aline Jasper